Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, março 23, 2013

Sub 20 do Santa Cruz: a mistura certa(?) do futebol com o futsal

“Há cerca de quatro anos expressei pela vez primeira ao técnico de futebol feminino Jardel Rocha, àquela altura dirigindo a divisão feminina do Caucaia Esporte Clube, minha concepção de uma ‘fusão’  entre o futsal e o futebol de campo em nível de treinamento técnico e tático, como um modelo que não só propiciaria benefícios ao futebol de campo, mas também como um elemento de facilitação da adaptação dos atletas dos dois gêneros em sua passagem do futsal para o futebol de campo.”
(Benê Lima)
 
O treinador de Futsal Francisco Aires dá o tom desta ‘parceria’

A quantidade de craques do Futebol que deram seus primeiros passos no Futsal é de conhecimento de todos e só para citar os mais ilustres temos Ronaldo "Fenômeno", Ronaldinho "Gaúcho", Robinho; Neymar e o cearense Osvaldo, recentemente convocado para a Seleção Brasileira e que teve o início de sua carreira na AABB, de nossa capital.

A modesta equipe do Santa Cruz de nossa capital (Fortaleza) que luta há 34 anos (completará no próximo dia 1º de abril) com dificuldades e que disputa os campeonatos de divisões de base promovidos pela Federação Cearense de Futebol (FCF), acreditou no sucesso da "parceria" entre o futebol e o futsal e foi buscar uma equipe inteira nas quadras para agregar aos seus quadros.

Contatado por Urol, presidente da equipe, o consagrado treinador de futsal, Francisco Aires, ex-atleta e hoje tido como um dos melhores treinadores de nosso Estado e da região, dirigindo o Horizonte, aceitou o desafio e "importou" toda a equipe do Projeto Gláucio de Castro/G3, no qual é gestor e treinador. A equipe leva o nome de um dos maiores craques de nosso futsal, Gláucio de Castro, já falecido e que, como treinador de futsal, chegou a dirigir a Seleção Brasileira Sub 20 e que também inspira ao treinador Francisco Aires. A equipe Gláucio de Castro/G3 também disputa as competições de base promovidas pela Federação Cearense de Futsal.

"Eu acredito perfeitamente nesta mistura, a habilidade do futsal e a desenvoltura do atleta em movimentar-se em curto espaço aliada ao preparo físico do futebol trazem bons resultados. Fiz trabalhos deste tipo no Fortaleza, em 2005 e também no Ferroviário, com revelações que foram aproveitadas mas que, infelizmente, o trabalho não teve sequência por mudanças nas respectivas direções", afirmou à nossa reportagem Francisco Aires.

"Hoje conto na minha comissão técnica com o Nonato, preparador físico e com o Falcão, fisioterapeuta, que também atuam junto comigo na comissão técnica do futsal do Horizonte e que emprestam sua experiência como voluntários na equipe, e que acreditam no projeto. Ligados ao futebol do Santa Cruz temos o auxílio imprescindível do Léo, massagista e do Irenildo, preparador físico, sem contar que a confiança do Presidente Urol foi determinante para nossa equipe, ele que está sempre conosco", cita Francisco Aires.

Jogando sob o sol escaldante de 13h30 no último sábado, a equipe obteve sua primeira vitória no campeonato, após derrota para o Ceará no primeiro jogo, e de virada venceu o Tiradentes por 2x1, com gols de Paulo Victor e Jordan, com o detalhe de que seu adversário teve quase três meses de preparação para a competição.

A partida também representou a quebra de uma longa escrita para a equipe Coral, pois desde o longínquo 1º de outubro de 2011, quando a equipe venceu ao Eusébio por 1x0, que não vencia sequer uma partida. Para se ter ideia, no Campeonato Cearense de 2012 a equipe perdeu todos os cinco jogos disputados marcando apenas cinco gols e levando 27.

A equipe Coral voltará a jogar neste sábado, 15h30, contra um dos favoritos da competição, o Fortaleza, no CT do Tricolor do Pici.


Por Ricardo Matos /
Revisão: Benê Lima

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima