O Coaching vai além de uma simples ajuda e pode promover uma verdadeira transformação sustentável na vida profissional e pessoal dos jogadoresGustavo D’Avila / Universidade do FutebolAmigos, vamos definir o Coaching como um processo eficaz que alavanca as mudanças, despertando o máximo potencial e colaborando para que as pessoas, equipes e instituições alcancem suas metas e objetivos.
Neste processo, utilizam-se metodologias, técnicas e ferramentas cientificamente testadas que, quando aplicadas por profissional habilitado, proporciona a conquista dos resultados.
É, então, um processo de mudanças que move os seres humanos de um ponto A até um ponto B, utilizando técnicas e ferramentas aplicadas por profissionais habilitados. Mas, em minha opinião, o Coaching vai além e pode promover uma verdadeira transformação sustentável na vida profissional e pessoal dos atletas.
O foco do Coaching é sempre no futuro: o coach, profissional que executa o processo de Coaching, não se aprofunda nas causas dos problemas que seu cliente ou coachee enfrenta, mas nos objetivos a serem alcançados e nos meios para tal.
O Coaching no Esporte
No ambiente esportivo, o trabalho de um coach não conflita com o de um treinador? Não, o trabalho é complementar. O coach faz perguntas poderosas, promovem reflexões, o treinador fornece informações e orientação.
O processo de Coaching se constrói sobre aspectos físicos, sociais, cognitivos, afetivos. O treinamento se desenvolve sobre aspectos fisiológicos, musculares, cardiovasculares, táticos, mentais. Cada universo com sua especificidade, cada campo com sua interdisciplinaridade, mas ambos buscando potencializar os atletas, gerenciando competências e desenvolvendo habilidades.
É neste amplo universo de possibilidades que se desenha o Coaching esportivo como parceiro fundamental ao treinamento desportivo de alto desempenho. O coach auxilia o técnico em sua jornada rumo a conquistas porque complementa seu trabalho com perfeição.
Neste sentido, cabe esclarecer que Coaching esportivo se distancia de psicologia dos esportes. Ao primeiro compete a solução, ao segundo o diagnóstico. O Coaching esportivo busca por deslocamentos enquanto a psicologia dos esportes procura por significados. O Coaching esportivo, como qualquer outra aplicação do Coaching, foca no futuro e busca o desenvolvimento. A psicologia foca no passado para promover mudanças no presente, busca a cura.
Desta forma, Coaching esportivo tem um escopo diferente daquele da psicologia dos esportes. Embora possa haver pequenas sobreposições temporárias, Coaching foca no futuro, ajusta os objetivos, encoraja o caminhar em direção a novas conquistas e realizações.
Coaching não envolve aconselhamento na medida em que toda ação é definida pelo cliente, busca o espaço solução. A psicologia dos esportes delineia o problema, define o conflito e desnuda a confusão.
Resumindo, o Coaching esportivo se traduz na aplicação do processo de Coaching dentro do universo do esporte, lançando mão de todas as suas técnicas e ferramentas, com o objetivo de obter a excelência.
Mas, exatamente em quais situações, o Coaching pode ajudar um atleta?
A nossa resistência natural às mudanças de comportamento dificulta que alcancemos nossos objetivos, sonhos e metas. As mudanças geralmente são incômodas e invariavelmente nos tira da zona de conforto e segurança.
Porém, inúmeras mudanças são necessárias em nossas vidas para alcançarmos o que queremos e desta forma precisamos mudar a forma que pensamos para, consequentemente, mudarmos nosso comportamento.
Um dos principais pontos nos quais o Coaching contribui é na definição e realização de metas. Frequentemente, as pessoas estabelecem metas distantes, de longo prazo, sem se concentrarem suficientemente no presente. Mas, precisamos compreender que é o presente que nos leva ao futuro desejado e o modo como desejamos chegar lá.
Metas de longo prazo podem motivar e guiar, mas o atleta também precisa de várias metas diárias, modestas e alcançáveis, que o mova progressivamente em direção ao seu destino.
Existem armadilhas em relação às metas, que são as falsas expectativas em estabelecer metas que incluem o controle de elementos que estão fora do seu controle, tais como, outros competidores, colegas de equipe, juízes e organizadores. Controlar o que está sob seu alcance já é um desafio suficiente e o melhor que se faz é focar no seu melhor desempenho sempre.
Para os atletas, o Coaching contribui efetivamente para:
• O aprendizado e amadurecimento emocional;
• A tomada de decisão;
• O planejamento de ação;
• A definição de tarefas;
• A definição de estratégias de remoção de obstáculos.Por fim, cabe ressaltar que ocasionalmente confundido com terapia, o Coaching vai bem além desta na medida e dá ao cliente ou coachee a autonomia e o mérito pelos resultados obtidos, objetivando o acúmulo de experiências automotivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima