Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, março 04, 2010

Irapuan Monteiro

O presente é o passado e o futuro?

Impressionante é o futebol Cearense. Eu acompanho desde 1972. De lá pra cá tenho observado somente a construção do estádio do Castelão, um estádio que já foi inaugurado muitas vezes e ainda não foi concluído. Os políticos estão sempre reformando.

A imprensa esportiva é a mesma, as opiniões idem, o pior é que muitos torcedores são seguidores deste atraso e tem ouvinte que chega ao ponto de querer brigar com quem é contra. Tem ouvinte que parece mais advogado de defesa.

Eu já estive dos dois lados: do lado da imprensa e do lado dos dirigentes. O pensamento dos dirigentes é o pior possível em relação à imprensa. Tem cronistas que eles fazem questão de nem vê-los. Saída pela esquerda.

São poucos os cronistas que não necessitam dos dirigentes. A maioria está sempre buscando apoio, em dinheiro ou em comerciais, em viagens, jantares, hospitais, remédios e colégios.

A imprensa Cearense no geral não faz trabalho investigativo. Faz as denúncias e deixa para lá. Em poucos dias não passam de denúnciais vazias, tudo vai para o esquecimento, ou o trabalho jornalístico não é concluído porque uma ligação telefônica já é o bastante para impedir.

No Futebol, este ano na primeira de divisão colocaram doze clubes. Todos nós somos sabedores que somente dois clubes são rentáveis no nosso futebol: Ceará e Fortaleza. O certo seriam somente oito ou no máximo dez clubes. Até a divisão dos recursos do televisiomento seria maior.

Gostaria de saber por que o Idemar Citó não anda na sede da FCF. O mesmo não é o vice-presidente? Por que o Idemar Citó não dá expediente na FCF? No estatuto da FCF o vice-presidente é quem administra a casa do Futebol, por que clubes e imprensa não cobram sua presença?

Nos dois maiores clubes do nosso Futebol, seus presidentes acumulam cargos de Presidente e Diretor de Futebol, e a imprensa esportiva fica calada. Qual o motivo?

O Fortaleza está na terceira divisão tem gente que está achando ótimo, por que aqui tudo é resolvido por torcedores. Parece até que não aconteceu nada. Hoje é o Fortaleza; amanhã o Ceará; depois é…

Onde tem torcedor, eu não acredito em profissionalismo.

Revisão: Benê Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima