Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, julho 23, 2011

Os 20 negócios de jogadores recomendados pelo Futebol Finance em 2011 (Europa) – Parte II

Após levantamento de oportunidades no mercado americano, lista apresenta valores potenciais, como o “Messi romeno”, Gabriel Torje, e a revelação turca Sercan Yildirim
No seguimento da primeira abordagem que fizemos ao scouting, como um dos setores da indústria do futebol menos midiático, mas com uma relevância incontornável no jogo, apresentamos agora as nossas recomendações no mercado europeu.

Utilizando o mesmo método, contatamos um dos melhores agentes de scouting mundial, no sentido de apurar quais os melhores negócios de jogadores no Velho Continente, juntamente com a colaboração de um agente Fifa, a fim de estimar os valores necessários para a aquisição dos jogadores.

Para a elaboração desta lista definimos como principais requisitos: (a) serem jogadores com menos de 21 anos; (b) a inequívoca qualidade dos jogadores; (c) o baixo custo estimado para a sua aquisição; (d) e serem jogadores ainda não negociados neste contexto.

1. Maksym Koval (Dinamo Kiev) 18 anos | 1.89 | Ucraniano 

Valor: entre 1.6 / 2.4 milhões de Euros | Agente: SMSSPORT

Descoberto pelo Dinamo Kiev no Metalurh Zaporizhzhya, clube que o lançou, com apenas 16 anos, na divisão maior do futebol ucraniano, foi o goleiro mais utilizado pelos “Bilo-Syni” na Liga 2010/11. Seguro entre postes, ao tirar partido da sua agilidade, elasticidade e rápidos reflexos, mostra-se corajoso e destemido nas saídas pelo chão. Apesar de revelar um bom poder de impulsão e um controle interessante da pequena área, poderá ganhar uma maior consistência nas saídas aéreas. Especialista na defesa de grandes penalidades, lança alguns ataques rápidos a partir de lançamentos manuais longos. 

2. Sime Vrsaljko (Dinamo Zagreb) 19 anos | 1.83 | Croata

Valor: entre 3.2 / 4.8 milhões de Euros | Agente: ASA International

Grande promessa do futebol croata, já chamado à seleção principal, trata-se de um lateral-direito de forte vocação ofensiva, também capaz de atuar como médio ala. Muito disponível do ponto de vista físico, o que lhe permite fazer o vaivém defesa-ataque, produz desequilíbrios no um para um, ao explorar a sua velocidade, poder de aceleração e agilidade. Com bons argumentos no passe lateral e nos cruzamentos, realiza várias assistências para situações de finalização. Do ponto de vista defensivo, tem vindo a registar progressos, mas mostra-se mais confortável na defesa de posições exteriores.

3. Stefan de Vrij (Feyenoord) 19 anos | 1.89 | Holandês

Valor: entre 2.0 / 3.0 milhões de Euros | Agente: Sports Entertainment Group

Defesa destro versátil, iniciou a sua carreira como lateral-direito, mas, nos últimos meses, tem-se vindo a fixar como zagueiro central. Dotado de um bom sentido posicional e forte no jogo aéreo, combina fortes argumentos para se impor na antecipação com uma boa capacidade de desarme, até porque é rápido a atacar a bola. Capaz de assumir as saídas para ataque, mostra uma boa visão de jogo e qualidade de passe, combinando saídas curtas e médias em segurança com algumas aberturas longas. 

4. Mathias «Zanka» Jørgensen (FC Copenhaga) 21 anos | 1.91 | Dinamarquês

Valor: entre 2.2 / 3.3 milhões de Euros| Agente: Match Marketing Group

Defesa central destro, já convocado pela Dinamarca, é extremamente disponível e poderoso do ponto de vista físico, o que lhe permite impor-se nos lances divididos, como também muito forte no futebol aéreo, em momento defensivo e a dar sequência a lances de bola parada ofensivos. Apesar de não ser muito veloz nas deslocações, patenteia um ótimo sentido posicional, revelando eficácia no desarme e a impor-se em ações de antecipação. Apesar de utilizar processos simples e práticos, assume, várias vezes, as saídas para ataque. 

5. Nicolai Boilesen (Ajax) 19 anos | 1.87 | Dinamarquês 

Valor: entre 1.0 / 1.5 milhões de Euros 

Central canhoto de origem, foi convertido, com sucesso, em lateral-esquerdo, mostrando competência na defesa de posições exteriores e interiores, ao tirar partido de muito bons argumentos para se impor em acções de antecipação, mas também pelo seu bom sentido posicional e ótimo poder de desarme. Muito disponível do ponto de vista físico e perspicaz a desmarcar-se, consegue projetar-se e criar desequilíbrios em nível ofensivo, patenteando argumentos interessantes no passe lateral e nos cruzamentos, o que lhe permite realizar assistências para situações de finalização. 

6. Slobodan Medojevic (Vojvodina) 20 anos | 1.83 | Sérvio 

Valor: entre 1.1 / 2.2 milhões de Euros | Agente: KLA International Sports Management

Revelado nas escolas do Vojvodina, uma das mais produtivas do futebol sérvio, impôs-se como unidade nuclear da equipa principal e da seleção sub-21. Jogador versátil, atua preferencialmente como meia defensivo, mas também pode ser utilizado como médio centro ou zagueiro central. Muito disponível do ponto de vista físico e com capacidade de choque, mostra eficácia em ações de desarme ou de antecipação, tanto pelo chão como pelo ar.

Capaz de assumir as saídas para ataque, mostra argumentos no capítulo do passe, que poderá ainda desenvolver, e gosta de romper de trás para a frente, procurando explorar, em algumas situações, o seu remate de pé direito de fora da área. O seu bom jogo aéreo garante-lhe a presença na área adversária para dar sequência a lances de bola parada. 

7. Necip Uysal (Besiktas) 20 anos | 1.80 | Turco 

Valor: entre 3.5 / 5.5 milhões de Euros | Agente: Football & Soccer Management Ltd.

Meia central ou interior de origem, tem vindo a ser utilizado, nos últimos tempos, como médio defensivo, tratando-se de um jogador destro, muito disponível do ponto de vista físico e com um bom sentido tático. Enérgico em ações de antecipação ou de desarme, tanto pelo chão como pelo ar, mostra-se capaz, assim que efetua uma recuperação, de assumir ações de condução e distribuição de jogo. Rápido, ágil e com argumentos interessantes a nível do drible, consegue criar desequilíbrios, como também revela uma boa leitura de jogo e capacidade de passe: não joga apenas à base de passes curtos e arrisca passes médios e longos, onde pode ganhar uma maior consistência. 

8. Granit Xhaka (FC Basileia) 18 anos | 1.83 | Suíço

Valor: entre 1.2 / 1.8 milhões de Euros | Agente: (carreira gerida pelo pai)

Meia canhoto, de origem albanesa, sagrou-se, em 2009, campeão do Mundo de sub-17 e, em 2011, vice-campeão europeu de sub-21. Médio ala de origem, tem-se vindo a fixar como médio centro ou interior. Muito dinâmico, revela-se participativo do ponto de vista defensivo, tirando partido da sua disponibilidade física e agressividade, mas destaca-se mais em nível ofensivo: sabe assumir ações de condução e de distribuição, tirando partido da sua capacidade técnica e mobilidade, como também dos seus bons atributos no passe, não só curto, mas também médio e longo, e no remate forte com o pé esquerdo. 

9. Markus Henriksen (Rosenborg) 18 anos | 1.87 | Norueguês

Valor: entre 2.0 / 3.0 milhões de Euros | Agente: Stars & Friends GmbH

Revelação do ano de 2010 do futebol norueguês, assumiu-se, com apenas 17 anos, como unidade nuclear do Rosenborg e já se estreou pela seleção principal. Meia central muito dinâmico, dotado de um bom sentido tático e muito disponível do ponto de vista físico, também capaz de atuar como interior, mais aberto sobre as alas ou como meia ofensivo, gosta de assumir ações de condução e organização, tirando partido da sua boa visão de jogo, argumentos no passe e interessante qualidade técnica. Móvel e perspicaz a desmarcar-se, não hesita em procurar o gol adversário através de remates de fora da área com ambos os pés: o direito é o que melhor define. 

10. Nosa Igiebor (Lillestrøm SK) 20 anos | 1.82 | Nigeriano

Valor: entre 1.2 / 1.8 milhões de Euros | Agente: Players Management LTD

Diamante que tem vindo a amadurecer, de temporada para temporada, no futebol norueguês, trata-se de um meia ofensivo versátil, capaz de atuar em posições centrais ou a partir de qualquer um dos flancos, até porque é ambidestro. Forte a assumir ações de condução de jogo ofensivo, destaca-se pela forma como consegue promover desequilíbrios, ao aliar velocidade, força física e poder de aceleração a uma interessante capacidade de drible em progressão.

Rompedor e muito acutilante a desmarcar-se, aparece com facilidade em zona de finalização, onde procura tirar partido do seu remate com ambos os pés. A sua grande disponibilidade física e agressividade permitem-lhe também participar em ações de pressão e de recuperação. 

11. Gabriel Torje (Dinamo Bucareste) 21 anos | 1.67 | Romeno

Valor: entre 3.0 / 4.5 milhões de Euros | Agente: Media Sport Management Limited

Grande promessa do futebol romeno, o que lhe vale o apelido de “Messi”, trata-se de um meia ala ou extremo direito, também capaz de atuar como falso atacante. Fisicamente frágil, procura compensar essa lacuna com um estilo de jogo elétrico e desequilibrador, ao conseguir conciliar a sua grande velocidade, poder de aceleração e agilidade a uma boa capacidade de drible. 

Perspicaz a desmarcar-se e a protagonizar movimentos em diagonal, possui um remate forte com o pé direito, em bola corrida e parada, e apresenta argumentos muito interessantes em finalizações aéreas, na sequência de ações de antecipação. Tem vindo a desenvolver a sua eficácia no último passe e nos cruzamentos, o que lhe garante a realização de várias assistências para situações de finalização.

12. Kevin de Bruyne (Genk) 19 anos | 1.80 | Belga

Valor: entre 5.5 / 8.5 milhões de Euros | Agente: StarFactory Football Management SA

Meia ala esquerdo, também capaz de atuar à direita ou nas costas do atacante, trata-se de um jogador muito forte a assumir ações de condução e a produzir desequilíbrios pelo flanco, ao aliar grande velocidade, mobilidade e poder de aceleração a uma boa capacidade de drible. Capaz de proporcionar várias assistências para situações de finalização, tanto a partir de cruzamentos como de passes, é inteligente a desmarcar-se e acutilante a protagonizar movimentos em diagonal, procurando o gol adversário através do seu forte remate de pé direito. É, igualmente, um bom executante de lances de bola parada: indiretos ou diretos. 

13. Lorenzo Ebecilio (Ajax) 19 anos | 1.76 | Holandês 

Valor: entre 1.5 / 2.0 milhões de Euros | Agente: Humphry Nijman

Revelação da segunda metade da última Liga holandesa, aproveitou a saída de Luis Suárez para se impor na equipa principal do Ajax. Jogador de grande mobilidade e dinamismo, capaz de utilizar os dois pés - o direito é o mais forte -, tem sido utilizado como extremo esquerdo, mas pode também atuar à direita ou em espaços mais centrais. Muito potente, robusto do ponto de vista físico e com grande capacidade de arranque, consegue produzir desequilíbrios no um para um, patenteando argumentos interessantes nos cruzamentos e no remate, quase sempre na sequência de movimentos em diagonal. Agressivo e pressionante, não se esconde quando é necessário trabalhar do ponto de vista defensivo. 

14. Emmanuel Mayuka (Young Boys) 20 anos | 1.78 | Zambiano

Valor: entre 1.6 / 2.3 milhões de Euros | Agente: Niir Karin

Escolhido para assumir a difícil sucessão de Seydou Doumbia, o jovem internacional zambiano, descoberto no Maccabi Tel Aviv, assumiu-se como uma das revelações da Liga suíça 2010/11. Capaz de atuar no centro do ataque ou a partir dos flancos, de forma a explorar a sua mobilidade e acutilância a protagonizar movimentos em diagonal, destaca-se por ser muito rápido, extremamente ágil e capaz de promover acelerações, o que lhe garante a criação de desequilíbrios no um para um, até porque possui atributos muito interessantes no drible.

Muito astuto a desmarcar-se e a ganhar posição aos defesas adversários, patenteia grande facilidade a visar o gol adversário através de remates com os pés - o direito é o que melhor define -, mas também possui argumentos no jogo aéreo. 

15. Admir Mehmedi (FC Zurique) 20 anos | 1.83 | Suíço

Valor: entre 2.0 / 3.0 milhões de Euros | Agente: International Football Management

Revelação da Liga suíça 2010/11 e presença regular nas selecções inferiores, onde sempre se destacou pela capacidade goleadora, trata-se de um jogador de origem albanesa-macedônica, capaz de atuar como principal referência ofensiva ou como segundo avançado. Muito móvel e extremamente astuto a desmarcar-se, gosta de partir de espaços exteriores em direção à área, explorando a sua velocidade, agilidade e argumentos no um para um. Com remate fácil e sentido de baliza, mostra uma boa capacidade de definição, de dentro ou de fora da área, com o pé direito. 

16. Cenk Tosun (Gaziantepspor) 20 anos | 1.83 | Turco/Alemão 

Valor: entre 3.0 /4.2 milhões de Euros | Agente: ASBW Sport Marketing

Internacional alemão em todos os escalões entre os sub-16 e os sub-21, cansou-se de esperar por uma oportunidade na equipa principal do Eintracht Frankfurt e rumou, em janeiro de 2011, ao Gaziantepspor, onde se assumiu como uma das figuras da 2ª volta da Liga turca, ao realizar 10 gols e seis assistências em 14 jogos, o que motivou um convite para representar a seleção principal turca.

Unidade móvel de ataque, capaz de atuar em espaços centrais ou a partir das alas, de forma a explorar os movimentos em diagonal, destaca-se pela velocidade e agressividade que imprime às suas ações, características a que consegue aliar um drible curto interessante. Muito astuto a desmarcar-se e a ganhar posição em zona de finalização, revela facilidade a definir com os dois pés. 

17. Luuk de Jong (Twente) 20 anos | 1.88 | Holandês

Valor: entre 4.5 / 6.5 milhões de Euros | Agente: firsteleven ISM

Atacante central de origem, também capaz de atuar como meia ofensivo ou segundo atacante, viveu a sua época de afirmação na Eredivisie, ao juntar 12 assistências a 12 gols em 32 jogos. Muito inteligente a desmarcar-se, muitas vezes no limite do fora-de-jogo, e extremamente oportuno em zona de finalização, sabe tirar partido do seu bom remate com os pés - o direito é o que melhor define - e do seu poderoso jogo aéreo. Muito trabalhador e com grande sentido coletivo, revela muito bons apontamentos no passe, de costas ou de frente para a meta, e, apesar da sua elevada estatura, é rápido, móvel e capaz de produzir desequilíbrios no um para um. 

18. Jan Chramosta (Mlada Boleslav) 20 anos | 1.80 | Tcheco 

Valor: entre 500 / 700 mil Euros | Agente: SPORT INVEST

Presença regular nas seleções inferiores tchecas, ao serviço das quais marcou presença no último Europeu sub-21, tem vindo a conquistar espaço e preponderância, de temporada para temporada, na equipe principal do Mlada Boleslav. Atacante talhado para estratégias que privilegiem contra-ataques, pode atuar como principal referência ofensiva ou ao lado de um avançado mais fixo, o que lhe permite explorar a sua mobilidade, já que gosta de partir de espaços exteriores em direção à área. Rápido, ágil, muito lutador e perspicaz a desmarcar-se, aparece com grande astúcia em zona de finalização, onde procura tirar partido do seu remate com o pé direito. 

19. Ante Vukusic (Hajduk Split) 20 anos | 1.77 | Croata

Valor: entre 3.2 / 4.8 milhões de Euros | Agente: Eurofoot B.V.

Os 14 gols e cinco assistências que realizou em 29 jogos para a Liga, como também os quatro gols que apontou em nove jogos na Liga Europa, tornaram-no numa das figuras da temporada croata. Habituado a atuar como principal referência ofensiva, não gosta de se dar à marcação e tende a partir de espaços exteriores em direção à área, de forma a explorar a sua velocidade, agilidade e poder de aceleração.

Inteligente a desmarcar-se, muito forte a antecipar-se, dentro da área, aos defensores adversários e capaz de realizar bons movimentos curtos, define com facilidade, a um-dois toques, com os dois pés - o direito é o mais forte - e mostra argumentos interessantes no jogo aéreo. 

20. Sercan Yildirim (Bursaspor) 21 anos | 1.82 | Turco 

Valor: entre 4.8 / 7.2 milhões de Euros | Agente: Route1 Management Ltd.

Grande esperança do futebol turco, costuma atuar como atacante central, mas a sua mobilidade permite-lhe também desempenhar funções de segundo atacante ou falso extremo. Muito rápido, ágil e bastante agressivo, não hesita em partir para cima dos adversários e cria desequilíbrios no um para um, até porque é capaz de protagonizar bons movimentos curtos. Extremamente acutilante a desmarcar-se, muitas vezes no limite do fora-de-jogo, demonstra grande sentido de oportunidade e muito boa capacidade de antecipação dentro da área, definindo com os dois pés - o direito é o mais forte - ou através do jogo aéreo. 

Fonte: Futebol Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima