Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, julho 28, 2011

Scout do jogo: Santos 4 x 5 Flamengo

Em duelo histórico, Neymar e Ronaldinho têm desempenho extraordinário, mas astro rubro-negro leva a melhor com três gols em cinco finalizações certas
Equipe Universidade do Futebol

“O jogo foi maravilhoso, enriqueceu o futebol. Tomamos três gols, mas o time estava muito bem centrado, não se perdeu. Foi um resultado justo. Fico encantado”, disse Vanderlei Luxemburgo. “Todo mundo marcou, correu, e ajudou. Só que do outro tem o Ronaldinho. Ele é gênio. Não foi por falta de marcação”, acrescentou Neymar. Pelas palavras de dois representantes de Flamengo e Santos após o apito final, dá para se ter um pouco de noção do que representou a vitória rubro-negra dentro da Vila Belmiro, em duelo pela rodada 12 do Campeonato Brasileiro.

Tratou-se de uma verdadeira apresentação espetacular de gols, lances, e especialmente Ronaldinho Gaúcho e Neymar. Dois jogadores que representam gerações recentes. Um, consagrado como campeão de quase tudo e que teve o mundo aos seus pés, atuando no principal palco europeu da atualidade, Barcelona. O outro, com enorme potencial para se firmar como protagonista, e que conduziu o jovem elenco santista ao inédito título da Copa Libertadores pós-Era Pelé. Em campo, brilho para os olhos dos torcedores.

Alguns, como Muricy Ramalho, técnico santista, e Edu Dracena, zagueiro e capitão da equipe paulista, lamentaram um pouco mais a virada antológica sofrida em casa, após vantagem de três gols construída em pouco mais de meia hora de jogo, e as falhas no sistema defensivo. Mas para a história, como registro, ficará o contexto artístico e belo de um encontro representado inclusive pelos números.

Talvez em sua melhor exibição na curta carreira como atleta profissional, Neymar abriu caminho para o primeiro gol de Borges aos 4min; pouco tempo depois, quando uma tentativa de finalização parou no goleiro Felipe, serviu em passe de bicicleta o mesmo companheiro de ataque, que ampliou; mas o melhor estava guardado para os 26min, quando ele assinou obra genial, fintando meio time do Flamengo.

Principal referência alvinegra, o camisa 11 recebeu ao todo 44 vezes a bola. Seus 11 passes errados e 15 bolas perdidas estiveram boa parte das vezes condicionados a tentativas verticais, agressivas, em busca de mais ações ofensivas. O aproveitamento em finalizações foi grandioso: dois gols em quatro chutes certos – ainda marcaria outro na etapa final.




Camisa 11, Neymar geralmente inicia suas ações pela faixa esquerda do campo, mas sempre em direção ao gol: antologia produzida no primeiro tempo confirma movimentação do atacante

 

Um coadjuvante, entretanto, fez com que os visitantes, mais do que respirar na partida, conseguissem o impulso para confirmar um ambiente que se tornaria heróico. Luiz Antônio, um dos volantes na plataforma 1-4-3-2-1, ao lado de Willians e Renato Abreu, criou duas boas jogadas pela direita para que Ronaldinho, aos 28, e Thiago Neves, aos 31, diminuíssem a vantagem santista.

Quando a igualdade no placar se mostrava iminente, o Santos teve a chance de ampliar sua supremacia antes do intervalo, após pênalti sofrido por Neymar. Mas o mesmo Elano, que desperdiçara uma das penalidades na eliminação da seleção brasileira diante do Paraguai, na Copa América, cobrou de cavadinha nas mãos do goleiro Felipe. Como forma de “castigo”, Deivid empatou de cabeça depois de cobrança de escanteio de Ronaldinho.

Aquele tinha sido um dos dois cruzamentos certeiros do camisa 10 da Gávea na partida. Fora isso, ele recebeu a bola 36 vezes e efetuou 31 passes – 11 deles imprecisos, porém sempre com um grau de dificuldade mais elevado. Em um drible desconcertante, pouco tempo depois de Neymar colocar o Santos novamente à frente, o craque tirou Dracena e Arouca de uma jogada e sofreu falta. Ele mesmo bateu, por baixo da barreira, de maneira muito inteligente, e superou o goleiro Rafael.




Confira o número alto de finalizações acumuladas do Fla na partida: destaque para Ronaldinho, que teve cinco certas, com três gols marcados

 

O terceiro do astro viria aos 35min, após boa jogada de Deivid e Thiago Neves: Ronaldinho só arrematou na saída do goleiro, em sua quinta finalização certa na partida, para ratificar sua atuação memorável. Como nos tempos áureos. 

Para ler o relatório completo da Scout Online, clique 
aqui.
 


 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima