Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, julho 03, 2011

Opinião] “Com Pé e Cabeça” – a coluna

“Neymar me parece um híbrido ou transgênico de Pelé e Garrincha.” -- (Benê Lima)

O TORCEDOR É IMPORTANTE COMO TORCEDOR

Ao torcedor é permitido o que a mais ninguém o é

Foto: Blog OPovo (Bruno Balacó)

Evandro precisa repensar sua postura a respeito do futebol cearense

Pior que dirigente-torcedor é radialista-torcedor. E, estes dois espécimes resistem a qualquer clamor ético e aos ditames da moralidade. E o que pior: procriam com facilidade e corrompem os valores.

Nada mais embolorado que a agitação de um presidente de clube em razão de um projeto político que se quer viabilizar pelo viés do futebol.

Já é tempo dos nossos dirigentes de clubes acordarem para a realidade da responsabilidade social, além da responsabilidade de manterem postura associativa e cooperativa entre si, bem como em relação à entidade de administração do futebol cearense, nossa conhecida Federação Cearense de Futebol.

Para quem como nós, esteve ao lado da idéia do capital intelectual que Evandro Leitão representa, soa como decepção vê-lo barganhar movido pelo oportunismo, pretendendo da FCF a cumplicidade para transgressões de natureza ética, a que se quer chamar de negociação.

Não adianta o Ceará Sporting ir muitíssimo bem e os demais filiados irem muitíssimo mal. Que haja diferenças entre os clubes, mas que elas se dêem apenas ao nível de suas grandezas naturais e da capacidade de seus gestores. Qualquer outro tipo de interferência será danosa à organização do futebol. Portanto, que nenhum dirigente de clube tente tirar proveito dos altos e baixos das agremiações, pretendendo obter, pela ilicitude ou falta de ética quaisquer tipos de vantagens.

Em nome do próprio futebol, especialmente em nome do futebol cearense, esperamos que os dirigentes adotem um comportamento mais ético, solidário, respeitoso, cooperativo e compromissado com o futebol e tudo que ele representa.

(…)

Breves e Semibreves

companhia do esporte 02

FIZEMOS ESTREAR na sexta, 1º, na Rádio Metropolitana AM 930, o programa Companhia do Esporte. O programa vai ao ar de segunda a sexta, de 6 às 7 da manhã. A apresentaçção e a coordenação é nossa, com a participação dos amigos Gualber Calado e Saulo Tavares. O conteúdo não traz os tradicionais noticiários com repórteres, valorizando o debate através de entrevistas, comentários e análises.

CEARÁ QUER 'reacender' o Caso David Madrigal extinto na justiça desportiva, desta feita para punir o rival Fortaleza, solicitando à FCF que ela desfilie o time do Pici. O documento é assinado por Robinson de Castro, que ocupa interinamente a presidência do alvinegro. Se a FCF permitir, os dirigentes cearenses acabam com o nosso futebol.

LOUVE-SE a atitude do governador Cid Gomes que se mostra sensível quanto à necessidade da criação de uma Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. E nós, como membro do Conselho de Desporto do Estado do Ceará (CDEC), temos participado ativamente da construção deste importante gol de placa em prol do esporte e do lazer local.

A LUTA DE BRAÇO começa a ganhar destaque no estado do Ceará. No dia 25 de junho passado tivemos em Maranguape o Campeonato Cearense da modalidade, e já está agendado o Campeonato Brasileiro, provavelmente para o mês de outubro, podendo a etapa ser realizada na Faculdade Marista.

UM ABSURDO o Santander investir R$ 47 milhões em "naming rights" só na Copa Libertadores, para ter sua marca boicotada. Qualquer semelhança com a nossa Copa Unimed Fortaleza não é mera coincidência. É explícita ‘flatulência’ neuronal.

O CASO BELLETTI bem que poderia abrir uma discussão sobre o que fazer para proteger os clubes de futebol dos fraudadores de contratos. Há anos venho sugerindo um dispositivo na Lei Pelé que obrigue que se crie um prontuário médico para os atletas, em que nele conste seu histórico médico. Isso diminuiria substancialmente o prejuízo dos clubes.

A FCF demonstra preocupação com a estagnação do futebol feminino. A fim de estimular a prática da modalidade, seu presidente, Mauro Carmélio, pretende realizar um evento de vulto para buscar idéias para o desenvolvimento da prática. Poderemos ter mais novidades a esse respeito.

O AMERICANO Bruce Schulze, que foi presidente do estádio do Miami Dolphins, time de futebol americano, e que hoje tem uma empresa de consultoria é o mais novo contratado pelo consórcio BWA/Galvão Engenharia que cuidará da administração comercial do estádio Castelão, para emprestar sua experiência com exclusividade e pessoalmente ao Castelão.

NA ABERTURA do Mundial de Futebol Feminino na Alemanha, foi registrado o excepcional número de 73.680 pessoas presentes à partida inaugural entre Alemanha e Canadá. Números de dar inveja ao futebol masculino.

A FIFA informa que 29 milhões é o número de praticantes do futebol feminino em todo o planeta. A marca é auspiciosa. A entidade transparece ainda seu desejo de investir pesado na modalidade. Tenho informação de que a CBF também deseja aproveitar a ‘onda’ para nela ‘surfar’.

A APCDEC já se antecipando à vistoria que será feita nos estádios para o Cearense/2012, solicitou aos representantes do governo de Crateús e ao presidente do Crateús Esporte Clube, melhoramentos no estádio municipal para abrigar os jogos que ali deverão ser realizados.

ENTRE AS RECLAMAÇÕES dos clubes da 2ª divisão do futebol cearense por ocasião da Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, estava a falta de cobertura da mídia, com o que concordo integralmente. O deputado João Jaime, autor da proposta, vai encaminhar ao governador Cid Gomes pedido de ajuda financeira aos clubes, além da proposta da cobertura dos jogos dos finais de semana pela TV Assembléia.

Benê Lima

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima