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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, julho 15, 2012

Marketing esportivo é atração em feira de esportes

MAURO ZAFALON
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP

O Brazil Sports Summit, congresso que reúne profissionais qualificados em cursos de capacitação em diversas modalidades esportivas, apresentou na última sexta-feira um debate denominado Transformação do Esporte em um Produto de Sucesso. O evento contou com os especialistas em marketing esportivo Marcelo Rosa (mediador), Amir Somoggi, José Carlos Peres, Caio Campos e Eduardo Generoso.

 

Um dos temas abordados foi a situação do marketing dos clubes brasileiros. “Lá na Europa, os times lucram com patrocinadores que nem são expostos na camisa de jogo. Aqui, isso não é comum. Nossas equipes se preocupam em colocar muitas marcas no uniforme. Na Liga dos Campeões, só se pode ter uma empresa na camisa, e mesmo assim os clubes têm ótima receita com patrocínios”, disse Amir Somoggi, diretor da área de consultoria esportiva da BDO. “Se os times trabalhassem juntos nas questões de marketing, teriam maior sucesso”, acrescentou José Carlos Peres, diretor-executivo do G4 Paulista.

 

Os participantes da discussão também apontaram as dificuldades para as companhias que investem em times menos expressivos. “É complicado. Hoje em dia, a única empresa dessas que tem condições de se firmar no futebol é a Red Bull. Eles têm uma equipe aqui no estado de São Paulo muito interessante. Claro que não vão se tornar um Corinthians ou Palmeiras, mas vão crescer muito”, comentou Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians. “Em modalidades como vôlei e basquete isso já é mais natural”, lembrou Eduardo Generoso, gerente de projetos da ESM.

 

Outro assunto foi a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. “O nosso país está preparado para o Mundial. O poder público e a hipocrisia é que não estão”, afirmou Campos. “Na preparação para a Copa, não conseguimos usar o serviço público para mudar algumas situações sociais”, completou Somoggi.

 

O Brazil Sports Summit está sendo realizado dentro do Brazil Sports Show, feira esportiva que estará presente até o próximo domingo na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. 

 

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