Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, julho 19, 2012

Por que em 19 de julho se comemora o Dia do Futebol?

Referencial vem do Sul, de um clube pequeno, considerado o primeiro a representar a modalidade no país
Equipe Universidade do Futebol

A explicação para a pergunta que dá título ao texto não é tão impressionante. Na verdade, é acompanhada de uma simbiose típica da tradição gaúcha. Data do dia 19 de julho de 1900. Essa é a fundação do Sport Club Rio Grande, considerado o clube de futebol mais antigo do país.

De fato, agremiações como Flamengo e Ponte Preta, mais tradicionais na modalidade, sustentaram-se antes dos sulistas, mas não tinham até então o futebol como o mote principal de suas ações.

Após um período de estudos na Inglaterra, foi o jovem Arthur Cecil Lawson quem regressou à sua terra natal com a intenção de implantar aquele esporte já consumado no Velho Continente. Ao lado de um amigo de infância, buscou apoio da vasta colônia alemã residente do Rio Grande. 

Para driblar uma hipotética falta de simpatia dos germânicos, por conta da projeção de se fundar um clube a partir da figura inglesa, Lawson convocou Johannes Chistian Moritz Minnemam, respeitável e influente membro da sociedade, que foi seduzido pela ideia.

Logo no primeiro contato, Johannes prontamente reuniu alemães, portugueses, ingleses e brasileiros, com a finalidade de fundar uma agremiação. Superou as dificuldades de se expressar no idioma brasileiro e se sagrou em uma espécie de gerente do Sport Club Rio Grande - além de fundador, atuou como orador, secretário, guarda esportes, atleta e ainda auxiliou na redação dos documentos iniciais, em alemão.

A primeira reunião do nascente clube foi realizada no dia 14 de julho de 1900, tendo como local a Casa dos Atiradores, também denominada de Tiro Alemão. Algumas divergências impediram que a ata da fundação fosse assinada. Mas no encontro seguinte, no dia 17 de julho, data em que Johannes festejaria 25 anos, no Clube Germânia (hoje Sociedade Germânia), fundado em 1863 para a alta sociedade alemã tudo quase se acertou. Quase, pois o protesto de um associado, que não concordava com a abertura da sede para representantes de outras etnias, fez com que a definição fosse adiada.



Mas finalmente, no dia 19 de julho de 1900, nasceu o Sport Club Rio Grande, que três anos depois iniciaria suas primeiras excursões à capital do Estado. No dia 7 de julho de 1903, em um campo improvisado no atual Parque Farroupilha, a população de Porto Alegre assistiu à primeira exibição do futebol - um placar de igualdade.

Em 1904, o Rio Grande adquiriu o seu campo no Boulevard Buarque de Macedo, e dois anos depois debutou na cidade de Pelotas, para realizar uma partida intermunicipal: o adversário foi o Sport Club Internacional, que acabou batido por 6 a 0.

No primeiro embate com a outra grande força gaúcha, contra o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, os rio-grandinos venceram por 3 a 1. No segundo compromisso na capital, contra o Fussball Porto Alegre, invencibilidade mantida com o empate por três gols.

Ao longo da história, marco para a conquista da taça Centenário da Independência, em setembro de 1922, superando rivais, como Grêmio, Rui Barbosa e Fussball Porto Alegre.

Em 1936, o Rio Grande levantou o título de campeão Estadual de futebol do Rio Grande do Sul, em dois confrontos contra o Internacional.

Veja os principais triunfos do Sport Club Rio Grande:

Títulos - Campeão Municipal
1914 / 1919 / 1922 / 1926 / 1934 / 1936 / 1941 / 1942 / 1944 / 1949 / 1951 / 1956 / 1961 / 1962 / 1964 / 1965

Campeão Estadual
1936

Campeão Taça Estadual
1922

Vice-campeão Estadual
1941/1951

Campeão Regional
1936/1941/1962


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima