Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, julho 21, 2012

O uso das mídias sociais pelos clubes brasileiros

Mercado é dinâmico e necessita de profissionais e estratégias especializadas para se obter sucesso, além de constante atualização
Fernando Pinto Ferreira e Roberto Bonnet* / Universidade do Futebol

A última pesquisa Pluri de potencial de consumo das torcidas, divulgada em março, nos deu um bom parâmetro para avaliação do tamanho de cada torcida, sua renda e capacidade de consumo.

Porém, levando em consideração o número de torcedores de cada agremiação e a sua respectiva quantidade de seguidores, verificamos que a maioria dos 32 clubes de maior torcida está subutilizando o potencial de comunicação, motivação e conversão em consumo das redes sociais. 

É um mercado dinâmico, que necessita de profissionais e estratégias especializadas para se obter sucesso, além de constante atualização. Nos quadros a seguir, listamos os seguidores dos clubes no Facebook e no Twitter e a comparação com o tamanho de suas torcidas. 

Podemos verificar que o Twitter ainda não deslanchou como uma ferramenta de comunicação e interação dos clubes com seus torcedores(as). A média dos clubes brasileiros é um pouco maior que 3% de seguidores nos 32 clubes de maior torcida, sendo que para seis desses clubes não atinge sequer 1% de seus torcedores. 

Mesmo os clubes do eixo SP-RJ-MG-RS-PR, com toda sua história, títulos, quantidade de torcedores e poder econômico não estão conseguindo desenvolver ações de marketing efetivas através da utilização destas novas ferramentas, salvo raras exceções.

Nos centros menores a situação piora, pois praticamente não existe um projeto de vinculação e interação clube/torcedor nas mídias sociais, desperdiçando-se a possibilidade de uma maior aproximação com os torcedores e seus reflexos, como a geração de receitas, através da aquisição/compra de produtos oficiais e outras ações de marketing.

Além disso, existem outros importantes aspectos para levarmos em consideração:

- Muitos clubes costumam basear o sucesso de suas ações apenas analisando o impacto de campanhas isoladas e de curto prazo, e não o valor que será agregado a marca ao longo do tempo. Com isso, abandonam estratégias consistentes;

- Os clubes não podem mais ignorar a importância, tanto do Facebook como do Twitter, em campanhas de marketing que busquem a interação com seu público-alvo – torcedores;

- Há o aspecto da fidelidade, paixão e sentimento de gratidão do torcedor, de poder estar participando de uma rede social (Facebook, Twitter e outros), no qual pode compartilhar e interagir com seu clube, gerando grande possibilidade de fortalecimento do vínculo entre os torcedores e o clube;

- É desejável trabalhar as ações de marketing vinculadas com as ações dos planos de sócios-torcedores, agregando ainda mais valor à marca do clube, com possibilidade de geração de receitas imediatas;

- As redes sociais são um canal online e efetivo de comunicação com o clube, com vantagens inigualáveis para implantação de promoções e ações específicas de marketing.

Assim sendo, temos uma infinidade de ações que podem ser trabalhadas e compartilhadas pelos clubes, agregando valor e aproximando seus torcedores, visando valorizar e aumentar o relacionamento. Isso tudo vai interferir no consumo de produtos oficiais, possibilitando o aumento das receitas dos clubes no longo prazo.






*Fernando Ferreira é economista, especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado
.

Roberto Bonnet é administrador e especialista em Pedagogia Empresarial, além de professor de Administração e Logística e Conselheiro do Clube Atlético Paranaense.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima