Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, julho 19, 2012

Mostra homenageia futebol e faz alusão aos gestos típicos dos jogadores brasileiros

Exposição ‘Deuses do Futebol – A Ginga Canonizada’ vai até agosto e tem curadoria de Jacob Klintowitz
Equipe Universidade do Futebol

Desde a última terça-feira, até o próximo dia 3 de agosto, os habitantes paulistanos e turistas que estiverem pela cidade poderão conhecer um pouco mais sobre o futebol brasileiro sob um olhar especial. Estará em cartaz no período, na galeria Prestes Maia, a exposição “Deuses do Futebol – A Ginga Canonizada”.

A mostra homenageia a modalidade mais popular do país, reunindo um grupo de 40 peças de diversos tipos de materiais e formas idealizadas pelo artista plástico brasileiro João Monteiro, que viveu, por muitos anos, longe do Brasil.

MinC#

“A Ginga Canonizada” trata-se de um grupo monumental de esculturas, projetos e maquetes de símbolos em alusão à brasilidade, desde seus primeiros rabiscos até versões vetoriais adequadas aos métodos contemporâneos de fabricação, que visa à arte pública e seu diálogo com o paisagismo e com a arquitetura.

De acordo com o curador da exposição, Jacob Klintowitz, Monteiro possui rara sensibilidade para “retratar com precisão gestos típicos do futebol brasileiro, revelando nossas técnicas corporais, nossas raízes culturais indígenas, européias e africanas”.

A mostra tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet e entrada franca.

Serviço

Exposição: Deuses do Futebol – A Ginga Canonizada
Data: 17 de julho a 3 de agosto de 2012
Horário de visitação: 9h às 18h
Local: Galeria Prestes Maia, entre a praça do Patriarca e o vale do Anhangabaú, com entrada pelo viaduto do Chá, Centro, São Paulo/SP

.

Um comentário:

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima