Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, julho 02, 2012

Montagem da coberta da Arena Castelão entra em nova fase

arenacastelao-divoficial

Em reforma, Castelão recebe primeiras estruturas para a montagem da cobertura das arquibancadas
(Foto: Divulgação/Secopa-CE)

Com as obras à todo vapor, o Castelão começa a receber as primeiras tesouras treliçadas que compõem a estrutura metálica da nova coberta da arena. Após a conclusão da instalação dos 60 pilares de sustentação, trinta jogos da nova estrutura serão lançados. As peças são montadas em um vão de balanço de 50 metros e cada uma chega a pesar 28 toneladas. “A coberta da Arena Castelão é um dos grandes diferenciais da modernização desse equipamento. Além de promover conforto e segurança aos torcedores também contribui para o enriquecimento estético do projeto”, destaca Ferruccio Feitosa, secretário Especial da Copa.

 

Após a montagem da estrutura metálica, a coberta ganhará as telhas metálicas do tipo sanduíche, composta por duas faces de metal e enchimento de espuma isolante. De acordo com dados do consórcio construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, aproximadamente 20% da coberta será em policarbonato para proporcionar um degrade de sombreamento melhorando a qualidade de transmissão televisiva, bem como a insolação do gramado.

 

O projeto de cobertura foi concebido com o intuito de garantir conforto ao público presente proporcionando 100% dos assentos cobertos. O tipo de cobertura com telhas trapezodais cobertas por uma camada espessa de isolante térmico com um acabamento superior de membrana TPO foi escolhido por proporcional um ótimo conforto térmico aos espectadores. Além disso, aproximadamente 20% da cobertura será em policarbonato para garantir um degrade de sombreamento, melhorando a qualidade da transmissão televisiva. A utilização da parte transparente também será importante na melhor insolação do gramado.

 

Status

A obra de reforma e modernização do estádio Plácido Aderaldo Castelo, Castelão, segue à todo vapor. O resultado de todo o trabalho pode ser conferido no vídeo atualizado do andamento do projeto divulgado nesta segunda-feira, dia 25, no canal do Youtube da Secretaria Especial da Copa (Secopa). A previsão é que a Arena seja concluída ainda em dezembro deste ano, quando se tornará a maior do Norte/Nordeste e uma das quatro maiores do Brasil.

 

Com o cronograma de execução avançado, 78,59% do projeto já está concluído. A porcentagem se refere às duas da quatro etapas concluídas e ao bom adiantamento das outras duas. A Etapa III, que corresponde ao Edifício Central, considerado o centro de comando de todo estádio, está com 91,34% de execução. Já a Etapa IV, que compreende a interação entre as etapas e a finalização de todo projeto segue com 49,23% de conclusão. Os dados são do último relatório de execução do consórcio construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, do dia 15 de junho.

 

Destaques

Um dos destaques do projeto da Arena Castelão é a nova coberta. Com tecnologia inovadora, a estrutura terá um revestimento que vai proporcionar uma sensação térmica mais agradável por suportar os índices de insolação do Nordeste brasileiro, não absorvendo calor e permitindo a circulação de ar dentro do estádio. Também terá um isolamento acústico, o que melhora o acompanhamento dos jogos pela torcida e a transmissão dos jogos.

Outras mudanças arquitetônicas do Castelão que terão impacto positivo para os torcedores já estão prontas. O campo de jogo foi rebaixado em quatro metros e a distância o anel inferior para o gramado caiu dos antigos 40 metros para apenas 10 metros. Essas alterações vão permitir que cada pessoa que for ao jogo no Castelão terá uma visão privilegiada de todo o campo.

 

Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 57 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos. Hoje, a obra do Castelão gera mais de 1.363 empregos diretos e pode chegar a um pico de 1.500.

 

Informações à imprensa:

Lisiane Linhares

Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima