Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, julho 16, 2012

O novo organograma da comissão técnica do futebol

É preciso abolir o reducionismo de nossa prática e desenvolver projetos com uma visão mais sistêmica e específica ao nosso esporte
Wladimir Braga* / Universidade do Futebol

Buscando tornar mais eficiente e específico o staff de trabalho do departamento de futebol, seja profissional ou categorias de base, os clubes terão que passar por uma reflexão profunda a respeito das funções e da representatividade de cada um dentro do processo de formação e preparação das equipes para o alto desempenho esportivo. 

O treinador, enquanto chefe da comissão técnica, precisa ter ao seu lado auxiliares que alimentarão seu trabalho com as informações que serão parâmetros para cada tomada de decisão em relação a cada atleta e para sua equipe. 

Neste sentido, a partir do momento que for descoberto e estabelecido que a forma não é física e sim desportiva, qual será a função do preparador físico neste processo? 

Se refletirmos de maneira minuciosa, um jogador que atinge a marca 2350 metros no yoyo test e outro que obtém apenas 1950 metros no mesmo teste, o que isso nos diz em relação ao desempenho no jogo? 

É preciso se perguntar se os testes físicos escalam, aprovam ou dispensam jogador. 

Se a respostas que encontrarem forem as mesmas que a minha, ou seja, "não" para as três questões, então podemos começar a rever o que representa o preparador físico para o futebol. 

Se pensarmos a respeito do desempenho para o futebol, o conhecimento tático do auxiliar técnico é de mais valia (este esporte é tático) e daremos por encerrada a primeira questão. 

Com relação ao trabalho de prevenção de lesões, seja no trabalho de força realizado na sala de musculação, seja nos treinos de estabilização articular, a figura do fisioterapeuta passa a ter melhor adequação a esta função. Segundo aspecto também fechado. 

Ainda relacionar o treino de transição do departamento médico para as atividades normais com o grupo principal. Sim, neste caso podemos afirmar que o profissional da preparação física tem sua importância no sentido de tornar o atleta apto a realizar as tarefas intensas exigidas no treino normal, ainda sim, nada que os fisioterapeutas não possam fazer. Essa última me gerou certa dúvida.


De qualquer forma, se quisermos realmente mudar, de maneira significativa, a metodologia, a concepção de desempenho e o processo de formação, é preciso abolir o reducionismo de nossa prática e desenvolver projetos com uma visão mais sistêmica e específica ao nosso esporte. 
Acredito que, hoje, o nome "preparador físico" é só "fachada": muitos colegas já trabalham com um caráter mais contextualizado. Fica aí a questão do espaço que deveria ser destinado ao departamento de fisioterapia. O tempo dirá! E fiquemos com essas afirmativas para reflexão: 

1 - Futebol é um esporte tático, não físico; 

2 - Futebol é um esporte tático, não técnico;

3 - A técnica faz parte das ações de cada jogador, mas é precedida de tomada de decisão, ou seja, futebol, ainda sim, é claramente um esporte tático;


4 - Entender o jogo é mais importante do que quantidade de sprints ou distância percorrida. Continuamos a reforçar a característica da modalidade. 

Assim, podemos nos atentar para a função do preparador físico e sua importância referente ao desempenho futebolístico, bem como à entrada do fisioterapeuta neste processo. 

Finalizo, com uma frase para as pessoas preocupadas com sua reserva de mercado: "O mundo detesta mudanças, contudo isto é coisa que traz progresso". (Charles Kettering)

*Wladimir Braga é preparador físico das categorias de base do Clube Atlético Mineiro
Para interagir com o autor: wladimirbraga@hotmail.com

Contato: www.twitter.com/wladbraga  e www.wladimir-braga.blogspot.com

 Tags: preparação física, treinador, treinamento esportivo, Desempenho Esportivo, categorias de base, formação de atleta, comissão técnica

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima