Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Destaque do Benê Lima

Fortaleza é o outro finalista da Taça Estado do Ceará

O Icasa cumpriu o seu ministério diante de um Ceará que dele exigiu muito. Por uma pequena margem, o maior representante do futebol da Região do Cariri conseguiu carimbar seu passaporte para a final do 1º turno do Campeonato Cearense de 2008. Agora é candidato à conquista da Taça Estado do Ceará e a uma vaga na Copa do Brasil de 2009.

O Fortaleza, por sua vez, teve um trajeto ainda mais difícil a percorrer, tendo como adversário a valorosa equipe do Horizonte do técnico Argeu dos Santos.

Em um jogo em que pode ter faltado uma técnica mais apurada, Horizonte e Fortaleza, para compensar, protagonizaram mais um daqueles espetáculos de tirar o fôlego do torcedor, haja vista que emoção foi um ingrediente que não faltou à partida.

Os 2 a 0 nos 90 minutos mostraram que o Tricolor do Pici veio para o confronto com uma outra disposição. Se o nó tático da partida anterior, engendrado por Argeu dos Santos contra seu rival Silas Pereira, não foi devolvido, andou perto.

Para um Horizonte mais precatado tivemos um Fortaleza mais agudo, buscando o ataque com mais firmeza, embora isto não tenha sido uma constante. Primeiro porque não se consegue jogar no mesmo diapasão durante toda uma partida; depois, porque esse time do Horizonte tem a capacidade da multiplicação e da ressurgência dentro de campo. E o Tricolor do Pici foi testado ao extremo em sua capacidade de resistência, já que a equipe horizontina fustigou enquanto pode o último reduto leonino.

Nas circunstâncias que lhe foram impostas pela determinação da equipe do Fortaleza, o Horizonte até aceitou a derrota no tempo normal e o empate na prorrogação. Só não aceitava – como não aceitou - a derrota que o perseguiu durante todo o confronto. Com a consecução do resultado de empate, estavam os contendores habilitados às cobranças dos tiros livres da marca penal.

A etapa derradeira da ‘saga’ das semifinais, foi protagonizada pelo goleiro Tiago Cardoso, que já houvera defendido uma penalidade máxima nos 90 minutos. Na decisão por pênaltis, Tiago defende mais três tiros, entrando para a história como o goleiro que defendeu quatro pênaltis numa partida decisiva.

Deu Fortaleza, numa virada retumbante sobre um adversário que valorizou sobremaneira o triunfo do Tricolor. Semifinal mais disputada, impossível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima