Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Técnicos 'top' simbolizam mudança no futebol

Outro dia, o técnico Muricy Ramalho elogiou os grandes clubes paulistas, que contrataram técnicos chamados “top”. Para ele o nível do campeonato aumenta com Mano Menezes (Corinthians), ele Muricy, Luxemburgo (Palmeiras) e Leão (Santos) orientando as equipes do banco.

Concordo que eles são bons treinadores, mas o elogio em si já mostra como o futebol mudou e em alguns aspectos para pior. O jogador passou a ser um instrumento do treinador e isso reprimiu a técnica de muitos deles.

Não há craques como no passado, mas também os poucos que reluzem um brilho inicial podem vê-lo ofuscado com exigências descabidas e distorções de suas qualidades criativas em detrimento da marcação, da pegada, da correria impensada.

Os técnicos passaram a dominar a cena, de forma tal que transformaram os jogadores em seus “súditos” e eles mesmos passaram a ser os professores. No futebol, entretanto, o aluno-jogador é que tem a responsabilidade de conduzir o destino de uma partida, muito mais do que o treinador, seja ele top ou não.

Por um lado é bom que tenhamos técnicos top no comando das equipes paulistas. São profissionais competentes que podem acrescentar algo. Por outro é uma pena. Porque nos anos setenta o top não estava no banco. Gérson era o camisa 10 do São Paulo, Rivellino do Corinthians, Ademir da Guia do Palmeiras e Pelé do Santos. E ninguém ousaria reprimir suas qualidades.

Fonte: Eugênio Goussinsky / Cidade do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima