Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Destaques do Benê Lima

Relevante

De Guarabira, no estado da Paraíba, o torcedor do Tricolor do Pici e colunista do site Leões da Caponga, Advíncula Nobre, traz-nos o exemplo do quanto pode ser importante o apoio governamental para os clubes de futebol.

Segundo ele, a Desportiva Guarabirense, modesta equipe daquela cidade interiorana, recebe mensalmente algo em torno de R$100 mil, oriundos da promoção “Sua Nota Vale Dinheiro”. Acho muito, mas confio no informante pela sua seriedade.

Pois que não só Fortaleza e Ceará, mas principalmente os times do interior do estado do Ceará possam abrir os olhos e aproveitarem o potencial de promoções do gênero.


Liguem-se

Na quinta-feira, 14, às 16h30min, será apreciado e julgado o Recurso interposto pelo Ceará Sporting Club, contra a decisão da 1ª Comissão Disciplinar, referente à sua punição, em razão dos fatos ocorridos no Clenilsão, na cidade de Horizonte, quando da abertura do Campeonato Cearense de Futebol deste ano.

O Departamento Jurídico do Alvinegro, tendo à frente o advogado Clarke Leitão, certamente já tem sua defesa alinhavada, para tentar reverter o quadro desfavorável em absolvição. Afinal, uma multa de R$10 mil e mais a perda do mando de campo de uma partida pesará sobre as finanças (já combalidas) do Time do Povo.


Falta produção para os eventos do futebol

Não raro recebo e-mails de torcedores indignados pela falta de respeito com que são tratados. Os de menor poder aquisitivo se sentem ainda mais prejudicados, queixando-se, entre outros, dos preços salgados dos ingressos, da falta deles para os estudantes, dos jogos às 15 horas, da exploração nos preços da água mineral, dos refrigerantes e do chope ‘aguado’. Além disto, bradam pela retirada daquela tela de proteção do PV que lhes atrapalha a visão do campo de jogo.

Se bem que, com a decisão política da interdição daquela praça esportiva, o problema da tela deixa de existir, embora não se resolva.

Há os que, com toda razão, vociferam: “Só quem tem muita paixão por futebol é capaz de enfrentar tanto sacrifício.”

Parece que não há lei que consiga instigar nos cartolas militantes desse futebol o gosto – menos ainda a consciência – pela produção de eventos. Pensar que a lei federal que instituiu o Código do Torcedor faz referência à sua equiparação à condição de consumidor, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, também não tem servido para conscientizar nossa cartolagem, isso nos deixa desconfiado de que dificilmente conseguiremos alterar a presente realidade.

Contudo, não deixaremos de repercutir as questões que causam prejuízo ao torcedor em particular e ao futebol em geral, objetivando sensibilizar os dirigentes de clubes, a classe política e aos organizadores dos eventos.


Técnico, 'manager' ou gestor?

A discussão original refere-se a dois grandes treinadores de futebol: o brasileiro Wanderley Luxemburgo e o português José Mourinho. Ambos, por sinal, com uma monumental capacidade de fazer opositores, por certos aspectos de suas personalidades. Ou seja, são tidos e havidos como caricaturais e arrogantes.

Trazendo a discussão para o âmbito local, temos a figura de Heriberto da Cunha, técnico do Ceará Sporting Club. A este se tenta a todo instante criar o estigma de um sujeito piegas e não menos caricatural. O que tem salvado Heriberto são os ‘resultados de última hora’, conseguidos acima de tudo pela competência do Quociente Emocional (QE) do técnico.

Mas o pior de tudo não é o inolvidável desejo de uns poucos de quererem Heriberto longe de Porangabuçu, apenas para verem suas teses vitoriosas. Algo pior está por trás das insistentes tentativas de desqualificação e desestabilização do trabalho deste treinador: é a tentativa de barganhar (reallizar-$) a saída do técnico alvinegro. Só isto explica tanto ardor da parte dessa gentalha em ver suas teses conspiratórias ganharem corpo.

Apesar de Heriberto encontrar em sua própria diretoria um adversário de peso, ainda tem que enfrentar os opositores velados, agora com a nova nomenclatura de vermes. Entretanto, o que Heriberto talvez não saiba é que existe ‘vermes’ no segmento de nossa crônica esportiva, excrescência esta que se funda em especialistas na conjuração contra nossos clubes, já que seus interesses estão acima de quaisquer outros valores.

Já que não podemos extirpar do nosso meio essas figuras atrozes, que ao mínimo tentemos subjugá-las em seu submundo, a fim de que elas se mantenham sob certa clausura, para que não instilem sobre nós toda a malignidade que possuem.
Temos visto que a tendência é que os grandes treinadores cada vez mais possam interferir junto ao departamento de futebol dos clubes para participarem da formação do elenco, através das contratações. Há quem ache que a reivindicação é legítima. Contudo, não sem a participação deste manager nos prejuízos por ele causados.

Ao contrário de muitos, entendo que em clubes como o Ceará há muito mais espaço para que um técnico com boa formação gerencial possa atuar como uma espécie de manager. A própria ausência de profissionais na área da gestão do futebol propicia o avanço do raio de ação destes profissionais. Por isso, antes de pensarmos na ingerência desses técnicos, faz-se necessário considerarmos a escassez de mão-de-obra qualificada no mercado. E a principal razão para isso é que o futebol é sempre a segunda atividade de todo cartola, e não a primeira e/ou principal.

A intelligentzia do futebol já considera, pois, tanto a necessidade de uma melhor formação dos seus técnicos, quanto a possibilidade deles virem a acumular novas funções dentro da estrutura do departamento de futebol dos clubes. E, ao considerarmos essa nova perspectiva, estaremos dando contribuição para inaugurarmos uma relação de maior integração e interação entre os clubes e seus treinadores. Por extensão, passamos a também estimular a formação de novos dirigentes, bem como o advento de um verdadeiro profissionalismo em nosso pobre futebol cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima