Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Pelé leva à FIFA propostas de mudanças na regra do futebol

Sugestões serão analisadas por comitês da entidade até o fim do ano

Rubem Dario
Cidade do Futebol

O eterno Rei do futebol, Pelé, esteve recentemente em Zurique, na sede da Fifa, para participar de algumas reuniões do Comitê Executivo da entidade. Na pauta dos encontros estavam as perspectivas do futebol para os próximos anos. O melhor jogador de todos os tempos aproveitou a oportunidade para apresentar algumas propostas de mudanças na regra deste esporte.

As sugestões de mudanças de Pelé são na chamada “lei do último homem”, que pode punir o último defensor de uma equipe que comete a falta no adversário, que vai diretamente em direção ao gol, até com o cartão vermelho.

Para Pelé, como esse tipo de lance é interpretativo ele pode beneficiar algumas vezes o infrator, que pára a jogada com uma falta.

“Esse tipo de lance gera muita polêmica. De maneira geral lances interpretativos são sempre assim e em algumas situações o infrator é beneficiado. Nossa idéia é que quando a falta do último homem acontece fora da área a barreira seria eliminada. Esta seria uma maneira de sempre punir o infrator, independente das possíveis interpretações e punições”, afirmou Pelé com exclusividade para a Cidade do Futebol.

Segundo Pelé, a regra do futebol determina que nas cobranças de falta os adversários devem ficar a 9,15m da bola, porém não fala em obrigatoriedade da barreira. Desta forma, sempre que um atacante fosse parado pelo último defensor fora da área (sem contar a presença do goleiro), a cobrança aconteceria livre.

“A gente vê jogadores pegarem a bola no meio-campo, driblarem dois, três adversários e depois sofrerem a falta na entrada da área. Toda a jogada que ele construiu foi destruída. Toda a defesa pode voltar para se recompor, o adversário pode armar uma barreira na frente da cobrança. A falta vira um recurso”, analisa Pelé.

A proposta de Pelé será discutida nas próximas reuniões do Comitê Executivo da Fifa, que conta com a participação de seu amigo pessoal Franz Beckenbauer. A resposta da entidade deve sair entre setembro e outubro de 2008.

2 comentários:

  1. Esse pele nao acha que ja fez besteira demais, ainda que mudar as regras do futebol, FIFA por amor de DEUS, nao fassa nada que esse pele quer, ele esta usando o nome dele para acabar com o futebol mundial, ele ja esta conseguindo acabar com o futebol brasileiro, com uma tal lei pele, e ainda fala que a culpa sao dos clubes que estao desorganizado, fassa mim rir. Pele tudo bem, vc foi bom de bola naquela epoca de cabeca de bagi, agora sao outras epoca, deixa para quem esta acustumado com a modernidade der as opnicoes nesseceria.

    ResponderExcluir
  2. ola bos tarde, o Pele esta conseguindo acabar com o futebol no pais do futebol, essa lei pele foi a pior coisa que aconteceu em nosso pais em relacao o futebol, e ele ainda quer dar opiniao para FIFA, sera que a FIFA sera louca o bastante para dar ouvidos, eu ate acho quer sim, por educacao, mais acatar o que pele fala eu acho que nao, e igual os palpites que ele dar nas copas do mundo, ele nao acerta uma, igual essa lei pele, ate nisso esse burro errou, gostaria de fazer uma seguinte pergunta, tem como reverter essa tal lei pele, pelo o amor ao futebol BRASILEIRO, que esta cada vez mais decadente, ele fala do sao paulo que e um clube estruturado, dagamos assim e o menos ruim e por isso o futebol nos outros pais ficam cada ves mais forte, e o brasileiro la em baixo. mas eu ainda vou ver o futebol brasileiro se recuperar, mais para isso temos primeiro acabar com a lei do tal pele
    (ademirrodrigues1971@gmail.com)

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima