Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Guaber Calado bota a boca no trombone

Só acontece no Ceará!

Onde já se viu um time como o Ceará Sporting Club o mais antigo time do estado, o de maior torcida, o de grandes conquistas, ficar refém de um único e desequilibrado dirigente.

Não credito seus erros à falta de experiência e sim à ignorância e arrogância do poder.

Mas, o que ainda constrange alguns torcedores é a conivência dos demais pares que são subservientes aos desmandos e prerrogativas infantis e de administração confusa, sem profissionalização e com nepotismo ditatorial.

Ouvi em alto e bom som o presidente alvinegro dizer que só aceita ajuda de diretores que tenham dinheiro, quem não tiver dinheiro não tem o direito de opinar no Ceará. E, a pior quando lhe perguntaram sobre mais uma greve: a dos advogados, que reivindicam seus proventos atrasados há cinco meses. “Aqueles que cobram do Ceará não são alvinegros”. É uma afirmativa inconseqüente que pode trazer transtornos inclusive pessoais para o dirigente/presidente.

E, qual o maluco que em sã consciência colocaria dinheiro numa “empresa” que tem no poder um falso administrador que nenhum conhecimento tem dos princípios básicos de gestão das organizações? Soma-se a tudo isso a herança “maldita” de administrações anteriores que são comumente negociadas e “empurradas com a barriga”.

Até quando projetos de vaidades pessoais farão parte do futebol cearense?

É preciso que nossos dirigentes / conselheiros saibam escolher seus gestores executivos, com formação suficiente de empreendedor e executor de idéias, não obrigatoriamente um abastado financeiramente que tenha como objetivo principal interesse político e pessoal.

O presidente dizer que está no Ceará e coloca dinheiro lá a fundo perdido, é demagogia. Que nunca ganhou nenhum centavo à custa do Clube é outra falácia. O fato é notório e real, o presidente alvinegro foi eleito para representar o Estado na Câmera Federal usando a marca “Ceará Sporting Club” como cabo eleitoral. E, para que ele se mantenha no mesmo patamar de conquistas deverá transformar sua (in)gestão atual numa gestão profissional, consciente das responsabilidades e compromissos com seus torcedores/eleitores.

O poder é efêmero assim como também o dinheiro. Os “homens” passam e a entidade fica, isto é, se os “homens” não resolverem acabá-la durante sua (in)gestão.

Existe um ditado popular que diz: “os erros não devem ser cometidos repetidas vezes”. Parece que o staff alvinegro não tem tempo sequer de ouvir aos apelos do seu “povão” e preferem acreditar em conceitos próprios, e teimar com as coisas erradas e, em breve, as conseqüências destes desmandos poderão se acumular aos desmandos e erros do passado. Ter profissionais competentes, experientes, capacitados, qualificados e comprometidos com a entidade que representa é perfil básico para qualquer organização que almeja resultados positivos.

Sou a favor da responsabilidade administrativa / financeira dos gestores e gerentes executivos. Assim como sou favorável à remuneração dos mesmos por produtividade, por resultados.

Toda empresa sem exceção, possui responsabilidades e seus gestores têm compromisso ético, administrativo, financeiro e social perante a sociedade e sujeito as punições previstas em leis. Infelizmente nossos legisladores ainda não regulamentaram projetos que caducam em gavetas por interesses outros de lobistas do segmento.

“Nem tudo é eterno” e acredito que esta segunda grande chance dada ao atual presidente lhe custará caro em seus projetos como político e mais, arrisco a crer que o mesmo não terminará esta gestão. O barco seguirá a deriva até que outro (espero que mais capacitado) venha tomar o leme e navegar em águas mais tranqüilas.

Há quem fale que lugar de torcedor é na arquibancada. Eu acredito que os torcedores devem ser mais participativos em todos os aspectos, sempre de forma ordeira e responsável. Torcedores precisam ser mais comprometidos com os times do coração. O problema é de credibilidade. Como consumidores (a emoção é deixada de lado) são exigentes e são afastados pelos erros e atrapalhadas dos dirigentes.

Todas as críticas aqui elaboradas possuem apenas uma única intenção: ver as coisas acontecerem, serem corrigidas com censo e equilíbrio.

Não quero subestimar que não possa haver mudança comportamental e pessoal da presidência em busca de acertos e da excelência. Acredito no bom-senso, na determinação e no trabalho, porém, apenas isso não é o suficiente.

Que Deus os abençoe, eles sabem o que fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima