Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, julho 02, 2013

Como ‘habitar’ as novas arenas?

Por: Benê Lima

Já dizia um grande monge tibetano, que propor as perguntas é tão ou mais importante que ter as respostas

Tentativa de diálogo com o Amir Somoggi.

Amir Somoggi  é Diretor da área “Esporte Total” da Crowe Howarth RCS. Possui experiência de mais de 15 anos na área de marketing, tendo nos últimos 9 anos focado em projetos de consultoria para entidades esportivas, patrocinadores e investidores. Estudioso e profundo conhecedor da Indústria do Esporte, e em particular da Indústria do Futebol, com muitos estudos, trabalhos e análises publicados no Brasil e exterior. Administrador de empresas formado pela ESPM-SP, especializado em gestão esportiva pela FGV-SP e pós-graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona (Espanha) e colaborador no livro Marketing e Football sobre os negócios no futebol brasileiro, publicado na Inglaterra.

Caro Amir Somoggi, não lhe parece que parte dessa demanda a que você faz referência tende a esgotar-se à medida que as pessoas forem se familiarizando com as arenas?

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Outra. Essa demanda não se deve em grande parte pela novidade e especialmente pela sazonalidade dos grandes eventos de futebol que elas abrigarão?

É certo, em sua opinião, imaginarmos que o planejamento dos primeiros tempos será menos desafiador que o dos tempos que se seguirão, haja vista que nesta segunda etapa a elitização de hoje já não terá o mesmo potencial de autossustentabilidade?

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Pensar em cotas que permitam trabalhar a inclusão social e a formação do torcedor do futuro junto a escolas da rede pública, não lhe parece ter importância do ponto de vista social e econômico?

Não criar guetos no interior das próprias arenas, mas ter o cuidado de também oferecer uma variedade de opções de alimentos, respeitando os hábitos alimentares das camadas da população, também não poderia, entre outras iniciativas, ser encarado como (digamos) um estreitamento dessa relação das arenas com o torcedor-cliente?

‘Importado’ do Facebook

COMENTÁRIOS

  • Comentário de Amir
  • Amir Somoggi Benê Lima sem duvida esse será um grande desafio, já que o torcedor dos clubes infelizmente tem apenas a motivação esportiva para levá-lo aos estádios, mesmo os novos. Para que isso mude, sem duvida tem que se trabalhar muito, na busca de novos públicos, focados em entretenimento de qualidade, serviços qualificados, promoção das competições, e times mais competitivos. Quanto a sua ideia de fazer ações de responsabilidade social, acho uma boa, especialmente em jogos com menos demanda. Abs Amir

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Benê Lima