Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, julho 12, 2013

Sapesp, Fenapaf e FiFPro avaliam impacto do calor sobre jogadores profissionais

Por Benê Lima

As entidades sindicais nacionais e internacionais, provocadas pela representação sindical do estado do Ceará, motivaram a realização dos chamados jogos simulatórios

Avaliação - Jogos simulatórios Copa 2014 052Doutor Turíbio Leite no PV (foto: Benê Lima)

Revelando capacidade de mobilização e preocupação com o impacto das altas temperaturas sobre os atletas profissionais, o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará, Safece, através de seu presidente, Marcos Gaúcho, conseguiu mobilizar as entidades sindicais que congregam a categoria dos jogadores de futebol, a fim de que elas produzissem dados cientificamente comprováveis para consubstanciar os efeitos negativos do calor sobre os jogadores profissionais, sobretudo em jogos realizados sob altas temperaturas e horários considerados impróprios para a atividade esportiva de alto rendimento.

Avaliação - Jogos simulatórios Copa 2014 069

Safece e Ceará Sporting foram objeto das observações científicas (foto: Benê Lima)

A etapa de Fortaleza foi realizada nesta sexta (12), tendo início às 13 horas no Estádio Presidente Vargas, com o jogo simulatório entre a equipe do Safece e o time sub20 do Ceará Sporting. O jogo teve duração de noventa minutos, com dois tempos de 45 minutos cada e intervalo de 15 minutos. Na primeira etapa observou-se uma paralisação de cerca de três minutos, a fim de que se pudesse observar os resultados advindos da pausa e da hidratação sobre os atletas e também sobre árbitros e assistentes.

O estudo terá como finalidade levantar dados que comprovem o efeito benéfico das duas paralisações que serão propostas à FIFA, sendo uma em cada tempo, entre 22 e 23 minutos de jogo de cada um deles. A duração de cada uma das paralizações, segundo o professor e doutor Turíbio Leite, deve ser de três a cinco minutos, o que com a adequada e individualizada reidratação seria uma intervenção muito positiva para os jogadores.

Avaliação - Jogos simulatórios Copa 2014 033

Medição antes da reidratação (foto:  Benê Lima)

Metodologia

As entidades sindicais envolvidas na avaliação investiram em aparelhagem e tecnologia capazes de possibilitar a medição dos impactos do calor sobre os atletas profissionais durante as partidas de futebol. O projeto prevê a realização de quatro partidas simulatórias nas cidades de Manaus, Fortaleza, Brasília e São Paulo. Nelas, os atletas envolvidos no projeto ingerem uma cápsula igual a um remédio comum, mas que  leva em seu interior um sensor térmico. Um aparelho projetado para medir a temperatura térmica do corpo do jogador  faz a medição da temperatura térmica e repassa a um computador, onde será feito o relatório final das avaliações.

Avaliação - Jogos simulatórios Copa 2014 001

Aferição das condições climáticas (foto: Benê Lima)

Perfil: Dr. Turíbio Leite Barros
Mestre e doutor em fisiologia do exercício pela EPM. Foi membro do ACSM, professor da UNIFESP (35 anos), coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da UNIFESP (20 anos), fisiologista do SPFC (25anos) e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Foi colunista do JT (5 anos) e publicou mais de 100 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais do segmento esportivo. Publicou 7 livros, entre eles "O Exercício - aspectos especiais e preventivos", pelo qual ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura Científica. Sua experiência de mais de 35 anos na área da fisiologia do exercício é voltada principalmente para atividade física, esportes, consumo de O2, aptidão e avaliação física, qualidade de vida e orientação à atletas, não atletas e iniciantes.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima