Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Barcelona proíbe fumo durante os jogos em seu estádio; Uefa segue na mesma linha

Clube realizará uma fiscalização e orientará os torcedores a evitarem o ato; na Euro-12, ações englobam venda e marketing
Equipe Universidade do Futebol

A partida desta quarta-feira entre Barcelona e Osasuña, pela Copa do Rei, torna-se um marco para a história do clube catalão. Isso porque a partir desta data entra em vigor a norma que proíbe o fumo em qualquer dependência do estádio Camp Nou em dias de jogo. A informação inicial foi do jornal Marca.

Aprovada na temporada passada, a regra compõe uma campanha que entra em vigor em 2012, intitulada “Camp Nou Sem Fumo”. Tal decisão foi tomada em assembleia realizada no dia 24 de setembro, com 538 votos a favor, 89 contra e 38 em branco.

O procedimento é simples. Quem for flagrado fumando, será convidado a deixar o estádio em que o Barça manda seus jogos oficiais. Caso o cidadão continue praticando o ato, será solicitada a sua identificação com a carteirinha de sócio e o caso será analisado pela Comissão de Disciplina. Funcionários do próprio clube serão responsáveis pela fiscalização.

Há poucas semanas, foi realizada uma campanha para informar os torcedores sobre a proibição. A adesão era apenas voluntária e foram distribuídos folhetos e instaladas faixas em diversos pontos da casa barcelonista.

A Uefa também tem tomado medidas na mesma direção e ratificou o olhar negativo ao cigarro nos locais de jogo. Em outubro de 2011, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a entidade que comanda o futebol no Velho Continente vai proibir o uso, a venda e a propaganda de tabaco nos estádios da Eurocopa 2012, inclusive.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima