Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Jogo de Damas

Como seria o futebol se fosse gerido com mais tempero feminino? Existiria ou mundo acabaria antes de ocorrer?
Rodrigo Barp

Neste breve período de férias merecidas, um dos livros ao qual dediquei meu ócio criativo intitula-se “Jogo de Damas”, de David Coimbra.

O escritor é também editor de esportes do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

Além disso, faz as vezes de cronista do veículo, com textos que me chamavam a atenção por entrelaçar a relação dos homens com as mulheres ao futebol.

No livro, Coimbra faz um apanhado de personagens femininas, desde a Grécia Antiga até nosso século XX, referindo-se à vida destas célebres mulheres como dínamos do processo civilizatório na história da humanidade.

O autor entende que, antes do protagonismo feminino – embora relegado aos bastidores dos palácios e casas reais, ou nas alcovas efervescentes dos amantes – o mundo estava jogado ao homem e sua selvageria, ao caos, à confusão, ao desejo de conquistas e acúmulo de riquezas.

Com efeito, ao dissecar estes episódios históricos abordados no livro, o autor evidencia como as mulheres dominaram o ímpeto dos homens e suas consequências em prol de nossa evolução.

E, como não poderia deixar de mencionar o futebol, assevera:

“Bem que tentamos nos adaptar à civilização. O esporte é a prova cabal das nossas boas intenções. O esporte nada mais é do que uma regressão à Era de Ouro pré-civilização. Um esporte coletivo, como o futebol, dá ao homem a satisfação atávica de lutar em grupo por um objetivo comum. Antes, o time cercava o mamute: três ou quatro atraíam o monstro para uma clareira, outros seis guarneciam os flancos, mais sete ou oito artilheiros muniam-se de lanças pontudas para feri-lo de morte. Um perfeito trabalho de equipe para a derrota do adversário. O futebol.”

Messalina, Mata-Hari, Lou Salomé, Cleópatra, Lucrécia Borgia, dentre outras mulheres, são objeto de textos bem-humorados e astutos para descrever como, e forma ardilosa, sutil, inteligente ou firme estas musas domaram seus homens.

Portanto, para reconhecer a devida importância às mulheres em nossas vidas e também no futebol, alguns fatos recentes relevantes:

1. Sereias da Vila: apesar da suscitada dificuldade financeira alegada pelo Santos para por fim à equipe, apelo para que a CBF crie uma liga econômica e esportivamente sustentável, visando a expansão e consolidação da modalidade no Brasil.

2. Holanda: o Ajax sofrera punição para jogar com portões fechados e sem público, diante de uma invasão de seu campo ocorrida em 21/12. Solicitou que a pena seja convertida em deixar apenas mulheres e crianças assistirem ao jogo. Isso foi inspirado em algo que ocorreu na

3. Turquia: no ano passado, essa pena alternativa levou 41 mil mulheres e crianças ao jogo do Fenerbahce. A segurança foi feita apenas por policias mulheres, e nenhuma ocorrência foi registrada.
David Coimbra, com humor inteligente, convoca as mulheres para assumirem postos de liderança no lugar dos homens, antes que o mundo acabe:

“Mas, se não acabar, se a mulher conseguir dar um jeito neste projeto mal enjambrado que é a Civilização, bem, aí as coisas vão enfim acontecer do jeito que tem de acontecer: a mulher vai comandar famílias, empresas, cidades e nações, enquanto a nós, homens, caberão as funções típicas de seres mal-adaptados ao mundo feminino, de sonhadores inatos, de românticos atávicos, como nós, e então nós nos dedicaremos aos esportes, à música, à poesia, à literatura, às artes plásticas, à culinária, a todas essas atividades criativas que não prescindem do espírito selvagem do homem.”

Como seria o futebol se fosse gerido com mais tempero feminino?

Existiria? Ou o mundo acabaria antes de isso acontecer?

 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima