Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, janeiro 25, 2012

José Mourinho inova ao realizar treinamento em dia do clássico com o Barcelona

Será que este tipo de ação pode conferir benefícios a uma equipe?
Mateus Cardoso Kaufmann*

Em equipes profissionais de esportes coletivos, como, por exemplo, futsal, basquete, handebol e vôlei, é comum a realização de treinamentos em dias de partidas oficiais. Porém, nos clubes de futebol, não é uma prática habitual.

José Mourinho, treinador do Real Madrid, é uma das referências em inovações táticas e métodos de treinamentos do futebol moderno. No dia do clássico com o Barcelona, em partida válida pela Copa do Rei (seria algo semelhante à Copa do Brasil na Espanha), o técnico decidiu fazer sua equipe treinar no período da manhã no local onde dez horas mais tarde estaria jogando, conforme notícia publicada pelo site Globoesporte.com. De acordo com a nota, o português iria definir o time inicial somente depois da atividade fechada à imprensa e aos torcedores.

Haveria vantagens em se treinar no dia do jogo? O treinamento não seria com carga de trabalho intensa para evitar o desgaste físico dos atletas. Mas alguns fatores positivos poderiam contribuir em benefício da equipe.

Realização de jogadas ensaiadas de bola parada, faltas, escanteios ofensivos e defensivos, através das repetições. no período de véspera da partida, poderão ajudar na automatização das situações pelos atletas. Posicionamentos do bloco de defesa (em circunstâncias da perda da posse de bola ou na organização para quando ocorrer essa perda), atitudes de ataque, como, por exemplo, movimentos nos contra-ataques e variação do jogo para manter a posse de bola.

Outro ponto a ser explorado, através do estudo realizado pela comissão técnica sobre o clube adversário, seria mostrar aos atletas neste treinamento (fazendo os jogadores vivenciarem esta prática) as movimentações mais frequentes em situações de jogo do oponente, jogadas principais de bola parada e outras virtudes que poderão acontecer durante a partida.

Claro que treinar no dia do jogo não será garantia de sucesso, até porque as situações de uma partida de futebol e de esportes coletivos são sempre imprevisíveis. Mas poderá contribuir no rendimento dos jogadores, pois todos estarão concentrados no duelo desde cedo e repetirão situações para memorização e automatização das atividades já realizadas no dia a dia do clube, além de servir para mostrar pontos fortes e fracos do rival.

*Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde – Conteúdos Esportivos Midiáticos – UFSM/RS.

Contato: mateus.kaufmann@sesirs.org.br

Bibliografia

BARCELOS, Gerson; SCHMITZ FILHO, Antonio Guilherme; SILVA, Vagner de Magalhães. Diagramações para “Felipão”. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM. Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008.

BERGER, L. Berger; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

BOMPA, Tudor. Periodização: teoria e metodologia do treinamento. Editora Phorte, 2002.

BORELLI, Viviane. O esporte como uma construção específica no campo jornalístico. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002.

_________, Viviane. Cobertura midiática de acontecimentos esportivos: uma breve revisão de estudos. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, 2001.

COELHO, Paulo Vinicius. Jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2003.

Confederação Brasileira de Futebol. Disponível em: . Acesso em 14.11.2008.

LUCENA, Ricardo. Futsal e iniciação. Rio de Janeiro: 5ª edição, 2001.

MUTTI, Daniel. Futsal: da iniciação ao alto nível. Editora Phorte. São Paulo, 2003.

SCHMITZ FILHO, Antonio Guilherme. Jornalismo esportivo na copa de 1998: uma tentativa de análise crítica das críticas. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 1990. Dissertação de Mestrado.

_______________, Antonio Guilherme. Futsal – transmissões televisivas e algumas premissas a compreensão do jogo. Curso Online em Metodologia do Treinamento de Futsal de Fernando Ferretti, 2008.

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/01/real-vai-treinar-no-dia-do-classico-e-guardiola-pode-escalar-goleiro-reserva.html - 17/01 às 18:20h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima