Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, outubro 23, 2016

Análise: Oferta de experiências é diferencial do futebol

Adalberto Leister Filho analisa iniciativa do Coritiba, que oferece experiências diferentes aos torcedores do clube
Por Adalberto Leister Filho


Resultado de imagem para Coritiba experience


A imagem pode conter: texto

Futebol mexe essencialmente com a paixão. Por isso, um dos ativos mais valiosos dos clubes brasileiro é oferecer experiências diferenciadas a seus torcedores. Nesse sentido, é louvável a iniciativa que o Coritiba fez tanto para se aproximar de sua torcida como para viabilizar uma nova fonte de arrecadação à equipe.
Através do Coritiba Experience, sócios e não-sócios do clube paranaense terão acesso a experiências diferentes e até inusitadas. Quem nunca sonhou em chegar ao estádio no ônibus com o elenco do time de coração e acompanhar a festa da torcida lá fora? Ou experimentar a sensação de ser maqueiro ou gandula por um dia, assistindo ao jogo ali ao lado do gramado?
O clube decidiu até deixar à disposição o sistema de som e o placar do estádio do Couto Pereira para um pedido de casamento diferente à amada no intervalo do jogo. Por mais mico que muita gente ache, foi um dos produtos mais populares entre os torcedores, tendo se esgotado em poucas horas.
Esse tipo de iniciativa também pode ser uma propriedade importante ao negociar contratos de patrocínio. Afinal, as empresas que se associam a um clube ou entidade esportiva também poderão oferecer a clientes e colaboradores ações conjuntas similares.
Aqui, a dificuldade é saber separar o que disponibilizar aos torcedores e o que ofertar aos parceiros comerciais. Nessa relação, ambos os stakeholders(¹) são importantes para o clube. É necessário, portanto, saber separar esses ativos para que todo mundo saia satisfeito de campo. 
.
(¹)Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima