Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, outubro 26, 2016

Desenvolvimento do futebol feminino na Europa

Um relatório sobre o Programa de Desenvolvimento do Futebol Feminino da UEFA junto das federações nacionais mostra como os fundos têm sido investidos e dá exemplo de algumas das melhores práticas.

por Elodie Masson / UEFA 

Desenvolvimento do futebol feminino na Europa
Acção do Programa de Desenvolvimento do Futebol Feminino da UEFA no Liechtenstein 

Desde 2010, a UEFA tem vindo a promover o futebol feminino através do seu Programa para o Desenvolvimento do Futebol Feminino, o qual financia projectos das federações nacionais em várias áreas.
Durante esse período de quatro anos, cada federação membro recebeu 100 mil euros por ano por parte da UEFA para desenvolver o futebol feminino. O primeiro ciclo do programa, o qual totaliza 22 milhões de euros em fundos, está a revelar-se extremamente bem-sucedido, com o futebol feminino a crescer em todos os níveis nos quatro cantos da Europa.O Relatório de Projectos das Federações Nacionais do Programa para o Desenvolvimento do Futebol Femininodestaca um projecto levado a cabo por cada uma das federações nacionais ao longo do primeiro ciclo do programa.
"O crescimento mundial do futebol feminino em termos de popularidade enquanto desporto colectivo tem sido impressionante – e a UEFA está determinada a conferir-lhe um ímpeto ainda maior de forma a levar o futebol feminino a crescer ainda mais nos próximos anos," afirmou o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin. "Este é o momento certo para encorajar raparigas e mulheres a envolverem-se mais no futebol."
O objectivo do programa passa por desenvolver o acesso ao futebol feminino, potenciar a participação e inspirar as jovens a praticarem a modalidade. As Embaixadoras da UEFA para o Futebol Feminino – nas quais se incluem antigas jogadores de sucesso como Nadine Kessler, Laura Georges ou Stephanie Houghton – desempenham um papel importante enquanto modelos a seguir.
O relatório oferece um olhar sobre como as federações nacionais investiram os fundos e sobre o que alcançaram. Mostra as áreas nas quais os fundos têm sido gastos dentro e fora de campo, na promoção da modalidade, do treino, da liderança e da arbitragem. O documento é igualmente fonte de ideias para futuros projectos e explora o desenvolvimento mais amplo dentro da vertente feminina do futebol.
As nove federações com os exemplos de melhores práticas foram identificadas: Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Inglaterra, Estónia, Ilhas Faroé, Alemanha, Hungria, Malta e Polónia. Estes casos de estudo vão ser explorados de forma mais detalhada no UEFA.org ao longo da temporada.
Com base no sucesso deste primeiro ciclo do Programa para o Desenvolvimento do Futebol Feminino, o programa foi já alargado para novo ciclo de quatro anos, de 2016 a 2020, como parte do quarto ciclo do programa HatTrick.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima