Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, outubro 04, 2016

Debate esquenta no "Bem Amigos" e Luxemburgo é questionado

Luxemburgo se irrita e discute com Cleber Machado e Caio no “Bem, Amigos”

UOL Esporte
Reprodução/Sportv
Reprodução/Sportv
Demitido de uma equipe da segunda divisão da China, Vanderlei Luxemburgo foi questionado no programa ''Bem, Amigos'' sobre seu período sem trabalhos vitoriosos no futebol e sobre a imagem de estar ''superado'' – com direito até a cobranças de Galvão Bueno pelo fato do treinador não falar outros idiomas. E o veterano técnico não gostou nada dos comentários, entrando em atritos com Cleber Machado e Caio Ribeiro.
O jornalista Marco Antônio Rodrigues foi o primeiro a tocar no assunto. ''Para a tua imagem foi muito mal a sua passagem pela China. O que chegou aqui foi: 'Luxemburgo demitido de time da 2ª divisão da China'. Você já vinha com problemas, sem resultados, muito diferente do técnico que você foi. Você já saiu para a China porque o mercado aqui já não mais lhe queria aqui. Demitido de um time da 2ª divisão. Pegou mal. As outras críticas recorrentes no meio do futebol é que você não se atualizou, que você é hoje um técnico superado. Como você vê isso? O que aconteceu com você, você não se atualizou, você se considera um técnico superado?'', perguntou o jornalista.
Visivelmente irritado, Luxemburgo respondeu. ''A única profissão que vocês terminam com a carreira da pessoa é a de técnico de futebol. Nós estamos carregando a pecha hoje dos 7 a 1. Como se todos nós tivéssemos jogado aquele jogo de 7 a 1. Quem perdeu de 7 a 1 foi o Felipão'', disse o treinador, reclamando da desvalorização da categoria ao qual pertence e da busca por técnicos estrangeiros para trabalhar no país.
Reprodução/Sportv
Reprodução/Sportv
A certa altura, Cleber Machado confrontou Luxemburgo se ele atribuía suas curtas passagens por clubes do exterior a sua pouca familiaridade com outros idiomas. ''Com certeza'', devolveu o técnico com ironia, o que gerou críticas de Galvão.
''O idioma é fundamental. Se pegar o Mourinho, ele fala italiano perfeito, fala inglês perfeito, fala espanhol perfeito. Se pegar o Ancelotti, fala inglês, fala italiano perfeito, porque é italiano, e me disse pessoalmente sobre a dificuldade que estava tendo para dirigir o PSG porque não estava dominando o francês como deveria dominar, mas depois dominou'', disse o apresentador.
''Guardiola surpreendeu todo mundo quando ele passou um ano sabático, que já falava inglês, espanhol e chegou dando entrevista em alemão no Bayern de Munique. Nós não temos nenhum técnico brasileiro que fale fluentemente inglês, francês e italiano. Não tem. Falha dos nossos técnicos que não se preparam pra isso. Aí você me desculpa, Vanderlei'', completou Galvão.
''Não, não, não. É falha do Brasil. Quem do Brasil fala dois idiomas?'', desabafou Luxa.
''Ah, aí [o técnico] vai estudar, Vanderlei'', soltou Cleber Machado, enervando ainda mais o técnico.
''Mas você fala quantos idiomas?'', retrucou. ''Eu não sou técnico'', devolveu Cleber.
''Galvão, você fala quantos idiomas?'', disse Luxemburgo, no que o apresentador do programa respondeu: ''Eu, mal, falo cinco.''
Luxemburgo, então, voltou à carga contra Cleber. ''Você trabalha com comunicação''. E o narrador rebateu: ''[Trabalho, mas é] em português''.
''Você trabalha com comunicação'', insistiu Luxa. Rindo, Cleber ironizou: ''Você tem razão, você tem razão. O Guardiola foi aprender alemão porque ele é espanhol? Foi porque ele quis aprender alemão.''
''Ô, ô, ô'', reagiu Luxa, enquanto Galvão tentava acalmar a situação e possibilitar que os demais integrantes pudessem participar do programa.
Luxemburgo x Caio Ribeiro
Reprodução/Sportv
Reprodução/Sportv
Caio Ribeiro pediu a palavra e entrou no debate com Luxemburgo. ''Acho que vocês têm condições financeiras de pagar um professor particular e aprender um novo idioma. Aí você está se recolocando no mercado, agregando ao seu conhecimento técnico uma facilidade de comunicação que talvez esse seja um problema dos nossos treinadores, porque o futebol mudou não só na dinâmica, na questão tática, é na forma como você conversa no vestiário'', argumentou Caio.
''O grande treinador, e já falei pra você e falo aqui publicamente, que fico triste em ver que nesses últimos cinco anos você não conseguiu resultados com o conhecimento que você tem'', finalizou o comentário, que foi mal recebido por Luxemburgo.
''Ô, Caio, deixa eu falar uma coisa: você tá totalmente equivocado, porque só pode falar se você acompanhar de perto. Procura conversar com o Roger [ex-técnico do Grêmio], aí você vai ver como é o Vanderlei trabalhando'', rebateu o treinador.
''É que você imagina que o resultado seja por causa do meu trabalho. É totalmente moderno, alinhado com as coisas que acontecem hoje. Por exemplo, quem trouxe análise de desempenho para o futebol?'', desabafou Luxemburgo.
Com a cara fechada, Caio devolveu. ''Eu posso estar errado, não sou dono da verdade, mas quando eu emito uma opinião eu procuro saber o que o mercado está falando'', disse
Galvão tentou colocar panos quentes. ''Não partiu de ninguém uma acusação que você esteja superado''.
Luxemburgo deu continuidade à discussão. ''O Telê Santana foi campeão brasileiro em 1971, depois teve duas passagens na seleção que não ganhou, 1982 e 1986″, comentou o técnico, sendo interrompido por Cleber, que quis saber do técnico se ele achava aquelas equipes boas, mesmo tendo perdido. ''Excelente'', respondeu, seco.
''Jogava bem o time?'', insistiu Cleber. ''Vanderlei, ninguém está falando quando ganha…''
''Deixa eu concluir o meu raciocínio?!!'', berrou Luxa, irritado.
''Não precisa gritar, Vanderlei. Ninguém está falando que você…'', reagiu Cleber.
''Deixa eu concluir meu raciocínio?'', pediu o técnico.
''Manda ver'', respondeu Cleber.
''Vou mandar ver, sim, presta bem atenção'', devolveu Luxemburgo, que se defendeu do período de seca de conquistas na carreira.
''Quero dizer que o Telê Santana veio a ser o Telê Santana de novo em 1986, no São Paulo, que ele ficou de 1971, depois foi no Grêmio, ganhou um campeonato. O Zagallo quando saiu de 1970 pra 1974 não ganhou, ficou um período sem ganhar e foi ser campeão de novo com o Parreira em 1994. isso é cíclico. Alex Ferguson ficou 30 anos no Manchester United e ganhou dois campeonatos da Champions'', disse Luxa.
''Minhas propostas e preferências foram ruins nos últimos anos e fizeram com que não ganhasse, mas se eu acertar naquilo que eu quero de novo, pode ter certeza que vou voltar a ganhar'', completou o técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima