Com ideais de família e "Identidade Barça", clube apresenta novo projeto na formação de atletas e pessoas abrangendo basquete, handebol, futsal e hóquei sobre patins
Por Ivan RauppBarcelona, Espanha
O Barcelona foi inovador em 1979 ao criar La Masia, que começou como uma simples residência de jogadores e com o passar dos anos evoluiu para uma escola formativa. Quase 40 anos depois, o clube voltou a ser pioneiro ao apresentar seu novo programa, o Masia 360°. O modelo utilizado na divisão de base do futebol masculino foi estendido para os outros quatro esportes onde o clube tem times profissionais: basquete, handebol, futsal e hóquei sobre patins, além do futebol feminino. O objetivo segue sendo a formação nos âmbitos esportivo, acadêmico e pessoal, agora de forma ainda mais abrangente.
O Barça reuniu os jovens talentos, acompanhados dos familiares, e realizou um evento na noite desta quarta-feira em seu ginásio poliesportivo, o Palau Blaugrana, para apresentar o projeto.
Presidente do Barça, Bartomeu discursa para apresentar o Masia 360° (Foto: Ivan Raupp)
- É um projeto ambicioso, para o qual teremos que contar com muitos recursos. Estamos muito contentes de fazê-lo, para ajudar na formação de vocês. Estão aqui com seus pais, e somos um clube familiar, somos uma família. Sei que confiam no Barça para que esses meninos tenham a melhor formação - disse aos presentes o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu.
Atletas renomados de todos os esportes, como o jogador de basquete Juan Carlos Navarro e a jogadora de futebol Marta Unzué, participaram do evento. A presença mais esperada era a de Iniesta, que costuma ser citado como grande exemplo de jogador formado integralmente em La Masia, mas ele não pôde comparecer em pessoa. Mesmo assim, o meio-campista deu sua contribuição ao enviar um vídeo com palavras para os jovens.
Refercência da base do Barça, Iniesta manda recado para os jovens (Foto: Reprodução / FC Barcelona)
- É uma grande aventura. Vocês podem seguir crescendo como atletas e pessoas. Já sabem o quão importante La Masia foi para mim desde o dia em que cheguei, com 12 anos. Foram os anos mais importantes da minha vida. Sobretudo destaco as grandes pessoas e grandes profissionais que encontrei no caminho, desde o cozinheiro até os treinadores e médicos, todo mundo de grande valor. Desejo o melhor a vocês - disse o camisa 8.
O evento teve um momento descontraído logo no início, quando o apresentador lembrou a pretensão do zagueiro Piqué de ser presidente do Barcelona no futuro e fez uma brincadeira com o maior rival, o Real Madrid.
- Só peço que, se Piqué conseguir ser presidente do Barça, que o Arbeloa seja o presidente do Real Madrid - provocou o apresentador, citando o também defensor espanhol.
- Só peço que, se Piqué conseguir ser presidente do Barça, que o Arbeloa seja o presidente do Real Madrid - provocou o apresentador, citando o também defensor espanhol.
O Barcelona afirma que pretende "formar atletas e treinadores nas competências emocionais e no bem-estar, assim como treiná-los nas habilidades sociais e pessoais para acompanhá-los no crescimento esportivo, humano e de auto-conhecimento". Outro objetivo é que os jovens cultivem a "Identidade Barça", com conhecimento do clube, sua história e seus valores.
Garoto do Masia 360° dá entrevista durante o evento (Foto: Reprodução / FC Barcelona)
Juntando os cinco esportes, o Barcelona tem 607 atletas e promete acompanhar e supervisionar a carreira de cada um deles, desde o ingresso no clube até a aposentadoria. Desses, 76 moram integralmente em La Masia - o restante volta para a casa dos familiares ao fim de cada dia. O Masia 360° também dá grande atenção à formação de treinadores. Pep Guardiola e Luis Enrique são os maiores exemplo de técnicos formados no Barça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima