Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, outubro 30, 2016

Uma aula de futebol com a Premier League

Uma aula de futebol com a Premier League

Tive o prazer de ser convidado pela Universidade de Futebol para fazer parte da primeira delegação brasileira a fazer uma imersão inspiradora com a Premier League na Inglaterra no final desse mês de outubro.
Foram dias empolgantes, e ao mesmo tempo, frustrantes.
Empolgante ao ver o nível de profissionalismo do futebol inglês, sua estrutura, o nível de seus profissionais, a profundidade e capilaridade das diversas áreas profissionalizadas dentro dos clubes. E frustrante. Frustrante por ver a distância astronómica que estamos deles aqui no Brasil.
A presença da nossa "Brazilian Delegation"foi destaque nos sites dos clubes e da da própria Premier League. Mais um exemplo de como eles valorizam o profissionalismo e o aprendizado.
Entre os destaques, a estrutura das categorias de base, chamadas de academias, e o nível de profissionais que cuidam dessa "matéria prima" dos clubes chamou muito a atenção. Desde alimentação até a preparação dos atletas como pessoas e como profissionais é tratada com a importância devida.
Falando em Atletas, lá pude encontrar com Coutinho e Lucas do Liverpool, depois do jogo fomos convidados ao camarote do camisa 10 brasileiro que estava lá com toda sua família e amigos comemorando o gol e a vitória pela Premier League. Até nisso o clube dá um show e tenta minimizar o impacto dos craques ficarem tão longe de seu país e sua cultura. Coutinho é hoje o grande ídolo do clube, sua foto está em todo estádio e em centenas de produtos licenciados. Já Lucas, desde a saída de Steven Gerrard, é o jogador mais antigo de Anfield Road e uma moral incrível com a torcida.
As áreas de comunicação de marketing também mostram um gap secular entres eles e nós. Desde o engajamento com os fãs até diversas iniciativas de novas receitas diretas ao consumidor são exemplares.
Outro ponto muito importante e muito diferente aqui é a preocupação com a "comunidade" ao redor do clube e com o lado social da sua torcida e da sua cidade. Vários exemplos emocionantes e
O curso contou com um seleto time de profissionais brasileiros que tinham dirigentes de clubes, como Marcelo, presidente do Bahia e Gustavo do Audax/Osasco/Oeste, de agentes de futebol, de ex-jogadores Tcheco e Gotardo e de profissionais do mercado.
Do Esporte Interativo fomos eu, Bernardo Ramalho e Felipe Aquilino. E é claro foi um prazer representar um grupo de mídia brasileiro nessa viagem. Segue aqui agora mais algumas fotos pra ajudar a ilustrar essa experiência incrível.
Premier League Football Tour:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima