Bahia e Vasco têm os elencos mais valiosos da Série B, mas colecionam desempenhos questionáveis na competição
Foi dada a largada para a reta final da Série B. Enquanto equipes tradicionais como Bahia e Goiás tentam se recuperar após patinarem durante quase toda a competição, o Vasco se vê se surpreendido por um constante Atlético-GO.
Será que as campanhas dessas equipes condizem com o potencial de seus jogadores? Pensando nisso, assim como fez com os clubes da Série A, o Virando o Jogo elaborou um ranking com o valor de mercado de cada elenco da Segundona, de acordo com os dados do site Transfermarkt. Veja abaixo:
Fizemos também uma rápida conta para saber quanto “teria custado” cada ponto dos times até a 30ª rodada da competição. Vale lembrar que o valor dos jogadores descrito não é o valor pago por cada clube para tê-los, e sim o valor de mercado. Portanto, a análise é válida para entender se a campanha do seu time está acima ou aquém das expectativas do mercado.
Ao analisar os números, a grande surpresa é logo na primeira colocação do ranking, com o Bahia um pouco à frente do Vasco. A situação, contudo, tem lógica do ponto de vista do mercado: por mais que o clube carioca seja o time de maior poder financeiro da Série B e tenha o elenco mais caro, a maioria de seus principais jogadores está acima dos 30 anos, o que os torna menos valiosos no mercado.
Quem completa o trio de líderes é o Goiás. Com jogadores consideravelmente valiosos como Walter e o goleiro Renan, não é surpresa a posição do esmeraldino. Aliás, o valor de mercado dos elencos de Bahia, Vasco e Goiás supera até mesmo o de algumas equipes da Série A.
Posição do Atlético-GO na tabela de classificação é surpreendente para o mercado:
goianos têm apenas o 12º elenco mais valioso da Série B
Porém, a tabela da Série B mostra que ter um elenco valorizado no mercado não é prova de sucesso dentro de campo. Enquanto o Vasco disputa a liderança ponto a ponto, o Bahia ainda não engatou de vez na briga pelo acesso e o Goiás só deixou de pensar em rebaixamento poucas rodadas atrás. A verdade é que as três equipes têm uma relação “valor do elenco/pontos conquistados” muito abaixo do que deveriam.
Em contrapartida, três clubes surpreendem – e muito. Com apenas o 12º elenco mais valioso da competição, o Atlético-GO é o líder da Série B, com apenas cinco derrotas até a 30ª rodada. Uma posição atrás do Dragão no ranking dos elencos, o Londrina também faz bonito e briga pelo acesso. Por fim, outro time que faz excelente campanha com um elenco modesto é o Brasil de Pelotas: atualmente na 8ª colocação, os gaúchos têm a melhor relação “valor do elenco/pontos conquistados” da Segundona.
Na zona de rebaixamento, a única surpresa é o Joinville, por conta do elenco que vale em torno de 10 milhões de euros. Outros clubes em situação perigosíssima na competição, o Tupi e o Sampaio Corrêa têm mesmo os elencos menos valiosos da Série B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima