Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, outubro 29, 2016

O VALOR DE MERCADO DOS ELENCOS DA SÉRIE B: A POSIÇÃO NA TABELA REFLETE AS CIFRAS?

por Felipe Barros e Felipe Diuana 

Bahia e Vasco têm os elencos mais valiosos da Série B, mas tem desempenhos questionáveis na competição
Bahia e Vasco têm os elencos mais valiosos da Série B, mas colecionam desempenhos questionáveis na competição 

Foi dada a largada para a reta final da Série B. Enquanto equipes tradicionais como Bahia e Goiás tentam se recuperar após patinarem durante quase toda a competição, o Vasco se vê se surpreendido por um constante Atlético-GO. 

Será que as campanhas dessas equipes condizem com o potencial de seus jogadores? Pensando nisso, assim como fez com os clubes da Série A, o Virando o Jogo elaborou um ranking com o valor de mercado de cada elenco da Segundona, de acordo com os dados do site Transfermarkt. Veja abaixo: 



Fizemos também uma rápida conta para saber quanto “teria custado” cada ponto dos times até a 30ª rodada da competição. Vale lembrar que o valor dos jogadores descrito não é o valor pago por cada clube para tê-los, e sim o valor de mercado. Portanto, a análise é válida para entender se a campanha do seu time está acima ou aquém das expectativas do mercado.



Ao analisar os números, a grande surpresa é logo na primeira colocação do ranking, com o Bahia um pouco à frente do Vasco. A situação, contudo, tem lógica do ponto de vista do mercado: por mais que o clube carioca seja o time de maior poder financeiro da Série B e tenha o elenco mais caro, a maioria de seus principais jogadores está acima dos 30 anos, o que os torna menos valiosos no mercado.


Quem completa o trio de líderes é o Goiás. Com jogadores consideravelmente valiosos como Walter e o goleiro Renan, não é surpresa a posição do esmeraldino. Aliás, o valor de mercado dos elencos de Bahia, Vasco e Goiás supera até mesmo o de algumas equipes da Série A.

Posição do Atlético-GO na tabela de classificação é surpreendente levando em conta que os goianos têm apenas o 12º elenco mais valioso da Série B
Posição do Atlético-GO na tabela de classificação é surpreendente para o mercado: 
goianos têm apenas o 12º elenco mais valioso da Série B

Porém, a tabela da Série B mostra que ter um elenco valorizado no mercado não é prova de sucesso dentro de campo. Enquanto o Vasco disputa a liderança ponto a ponto, o Bahia ainda não engatou de vez na briga pelo acesso e o Goiás só deixou de pensar em rebaixamento poucas rodadas atrás. A verdade é que as três equipes têm uma relação “valor do elenco/pontos conquistados” muito abaixo do que deveriam.

Em contrapartida, três clubes surpreendem – e muito. Com apenas o 12º elenco mais valioso da competição, o Atlético-GO é o líder da Série B, com apenas cinco derrotas até a 30ª rodada. Uma posição atrás do Dragão no ranking dos elencos, o Londrina também faz bonito e briga pelo acesso. Por fim, outro time que faz excelente campanha com um elenco modesto é o Brasil de Pelotas: atualmente na 8ª colocação, os gaúchos têm a melhor relação “valor do elenco/pontos conquistados” da Segundona.

Na zona de rebaixamento, a única surpresa é o Joinville, por conta do elenco que vale em torno de 10 milhões de euros. Outros clubes em situação perigosíssima na competição, o Tupi e o Sampaio Corrêa têm mesmo os elencos menos valiosos da Série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima