Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, maio 18, 2011

Benê Lima] Coluna “Com Pé e Cabeça” – Ano V - Nº181

Um distanciamento danoso

Pensar o futebol cearense seriamente sem nos importarmos com o fosso que hoje separa nossos dois maiores clubes, Ceará e Fortaleza, não condiz com uma postura responsável e madura, razão pela qual nos preocupa esse que, historicamente, é o maior distanciamento entre esses rivais.

Em tom de alerta aos que fazem o Fortaleza, é bom que frisemos que, se nada for feito, esse fosso que o separa de seu maior rival tende a aumentar. E isso, convenhamos, não é mera predição. Os fatos e dados estão ao alcance de quem os procure para fundamentar essa sombria previsão.

Enquanto o Fortaleza tenta recompor sua diretoria e não vê perspectivas palpáveis para vencer sua crise, o Ceará planeja a elevação de seus níveis de investimento, estabelecendo um patamar de custeio jamais visto no futebol cearense, podendo variar entre R$1,5 a R$2,2 mi/mês, o que lhe permitiria ainda pensar em incremento patrimonial, como por exemplo, a ampliação de seu estádio.

Dúvida não há em anteciparmos que, se o Fortaleza não conseguir seu acesso à Série B este ano, e se o Ceará permanecer na Série A em 2012, esse processo “anti-osmótico” que distancia os arqui-rivais cearenses será aprofundado, situação cujo desnível trará danos para o equilíbrio do nosso futebol, com repercussões na taxa de desinteresse por ele junto a seu público consumidor.

Queiram ou não os dirigentes, torcedores e crônica esportiva, Ceará e Fortaleza são parâmetros um para o outro. Mais que isso, deveriam também servir de modelo e inspiração – mesmo que pontuais.

* * *

Breves e Semibreves

É INEGÁVEL a situação privilegiada do Ceará Sporting Club no norte e nordeste brasileiro. Porém, isso não justifica que seus dirigentes não lancem um olhar para o futebol cearense a cada dez olhares para o clube. A política e a filosofia que anima o clube devem conter pelo menos 10% de força centrífuga e outros 90% de força centrípeta. Afinal, os clubes, sobretudo Ceará e Fortaleza, possuem compromissos implícitos com a manutenção e desenvolvimento do futebol cearense.

A PROPÓSITO de compromisso, Ceará, Fortaleza e Ferroviário, os mais tradicionais clubes da capital cearense, precisam se perguntar o que têm feito para contribuir para que tenhamos uma boa administração no nosso futebol, do ponto de vista de sua entidade de administração [a FCF]. Nenhum destes clubes participa do campeonato cearense de futebol feminino, demonstrando total falta de compromisso para com a modalidade.

A COMPREENSÃO sobre o futebol pode não ser matéria obrigatória para o torcedor, mas deveria sê-lo para o cronista esportivo. Criar-se a expectativa de que muitos times possam jogar tal qual o Barcelona, mais que ignorância, é uma insanidade. Aquilo é uma junção de talento, competência e vocação. E não se acha isso nem a toda hora e nem em todo lugar. Compreendam, pois, o que é regra e o que é exceção.

O JORNAL Artilheiro, demonstrando sensibilidade e conhecimento, antecipou a “crise de governança no Fortaleza” e os “ruídos de comunicação no Ceará”. Poucas vezes vimos um veículo de comunicação tão centrado e focado numa dada realidade. Bola branquíssima. Pra comprovar, alteração drástica na composição diretiva no Tricolor, e mudança na assessoria de imprensa no Alvinegro.

COPA UNIMED Fortaleza ganhará novo status com a presença pra valer do Tricolor do Pici. Se seus dirigentes tiverem juízo, ela que é a única ponte possível para que o clube possa estar na Copa do Brasil em 2012 deverá ser super valorizada.

A NOITE NEGRA do futebol brasileiro na Libertadores não foi um acontecimento isolado. A crise de talentos no Brasil só não é maior que a crise econômica e de gestão do futebol argentino.

BOMBA! Ex-presidente tricolor, Marcello Desidério, diz, na rede social twitter, que ao deixar o Fortaleza o clube tinha crédito na praça e cheques em dois bancos. Diz ainda que ao final da gestão de Lucio Bonfim só restaram contas a pagar.

JÁ NA CONDIÇÃO de semifinalista da Copa do Brasil, o Ceará Sporting enfrenta o Coritiba em 180 minutos mais acréscimos. Quem passar já garante, no mínimo, o vicecampeonato brasileiro. Portanto, o Ceará, outra vez, muito próximo de construir mais uma página gloriosa de sua história.

Contexto Esportivo 1ano 013Da esq. p/ a direita: Gualber Calado, Benê Lima, Saulo Tavares,  André Zizou e Lauriberto Braga 

CONTEXTO ESPORTIVO, programa que vinha sendo levado ao ar na Rádio Clube AM1200 é mais uma vítima do modelo de radiodifusão que vem tomando conta do rádio cearense. Foi exato um ano o tempo de duração de uma proposta de dotar o meio de mais qualidade. Ali, promovemos discussões de alto nível sobre a gestão esportiva, com foco preferencial no futebol cearense. Missão parcialmente cumprida.

Imagem do topo: DN

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima