Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, maio 15, 2011

Justiça condena Grêmio por DVD da “Batalha dos Aflitos”

FUTEBOL, COMPORTAMENTO

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, clube repassou material para produtora Nova Forma, que fez cópias para vender nas lojas Multisom

Ir para a página inicialConhecido como “Batalha dos Aflitos”, o jogo do Grêmio contra o Náutico, que ratificou a ascensão da equipe gaúcha à elite do Campeonato Brasileiro em 2005, ainda repercute no estádio Olímpico. Nesta semana, o time tricolor foi condenado pela Justiça em função de um imbróglio sobre o DVD que retrata a história daquela partida.

O jogo em questão foi realizado no dia 26 de novembro de 2005. Naquela data, o Náutico recebeu o Grêmio em partida válida pela última rodada do quadrangular final da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos precisavam de um empate para retornar à elite, mas tornaram a situação dramática porque tiveram quatro jogadores expulsos e duas penalidades contra sua meta (ambas desperdiçadas). No segundo tempo, Anderson marcou o gol que ratificou a promoção da equipe tricolor.

A dramaticidade transformou esse duelo em um dos mais marcantes na história do Grêmio. Pensando nisso, a diretoria contratou uma produtora para montar um DVD sobre o episódio, e isso deu origem ao problema que acabou na Justiça.

A Iniciativa Produções Cinema e Vídeo concluiu o trabalho e entregou ao Grêmio. No entanto, segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, o time gaúcho repassou o material para a produtora Nova Forma, que fez cópias para vender nas lojas Multisom.

Giovanni Conti, juiz da 15ª Vara Cível, considerou que essa atitude do Grêmio caracteriza pirataria e uso indevido da imagem. Ele determinou o pagamento de um valor ainda não definido por danos materiais, além de uma indenização de R$ 150 por danos morais. O clube prometeu recorrer da sentença.

O juiz também condenou a Nova Forma, autora das cópias, e a Multisom, que vendeu os produtos.

A defesa do Grêmio sustenta que o clube contratou o serviço de produção e a propriedade sobre o DVD. A Nova Forma e a Multisom dizem que tiveram autorização do clube.

Fonte: Máquina do Esporte / Equipe Universidade do Futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima