Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, maio 03, 2011

São Paulo renuncia à vice-presidência do Clube dos 13

Embora tenha deixado cargo, Juvenal Juvêncio disse continuar na entidade

O São Paulo não ocupa mais a vice-presidência do Clube dos 13. Em comunicado divulgado via site oficial na manhã desta segunda-feira (2), o clube paulista congratulou a atuação de Fábio Koff, presidente da entidade, mas preferiu se retirar da posição.

A razão do recuo, segundo consta na nota, é a existência de "manifesto dissenso" entre os clubes brasileiros em relação ao Clube dos 13. Embora tenha deixado a vice-presidência, Juvenal Juvêncio, presidente são-paulino, disse continuar na entidade.

Responsável pela venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, o Clube dos 13 tem perdido força politicamente desde o início de 2011, quando Corinthians e os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro decidiram negociar esses direitos individualmente.

Desde então, muitos outros fizeram o mesmo. Até o momento, a Globo, que rejeitou seguir a licitação imposta pela instituição, já fechou acordos diretos com Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos, Sport, Vasco e Vitória.

Nesse cenário, continuam ao lado do Clube dos 13 apenas São Paulo, Internacional e Atlético Mineiro, cujos mandatários ocupam - com exceção, agora, ao paulista - cargos na diretoria da entidade, e Portuguesa e Guarani, ambos na segunda divisão nacional.

Confira, abaixo, a nota divulgada pelo São Paulo na íntegra:

“Ao
Ilmo Dr. Fábio André Koff
DD. Presidente da União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro
Prezado Sr. Presidente

O São Paulo Futebol Clube possui uma relação histórica com o Clube dos 13, pois, além de ativa participação em sua fundação no ano de 1987, integrou marcantes diretorias dessa entidade, sempre pautando sua conduta pela defesa do interesses dos clubes associados e, consequentemente, do futebol brasileiro.

Na atual diretoria, eleita em abril de 2010 e na qual ocupamos a Vice-Presidência, a situação não foi diferente. Primeiro porque vencemos uma das mais disputadas eleições da história, em processo democrático que serviu não apenas para estimular a discussão sobre o papel desta entidade, mas, principalmente para manifestar publicamente o desejo de independência dos clubes na condução de seus interesses, fato que, seguramente já se mostra o maior legado dessa gestão.

Ademais, em respeito ao compromisso assumido realizamos diversos estudos e consultas públicas junto ao mercado, visando inserir a negociação dos direitos de televisão do futebol brasileiro em um novo patamar, o que foi realizado, apesar de lamentáveis percalços, sempre com transparência, profissionalismo e respeito às instituições públicas e aos compromissos assumidos.

O resultado desse trabalho, independentemente de como será seu desfecho, já deve ser aplaudido. Afinal, além de provocar o debate e a reflexão coletiva dos associados, o esforço dessa diretoria foi fundamental para comprovar a valorização do “produto futebol”, resultando em histórica e irreversível elevação dos nossos contratos de televisionamento.

Por isso, apesar de acreditarmos que o resultado poderia ser ainda melhor, não podemos deixar de festejá-lo, congratulando a toda diretoria, na pessoa do Presidente Fábio Koff pela perseverança, coerência, firmeza e dedicação sempre demonstradas, certo de que a história reconhecerá a importância desse momento e das nossas realizações.

No entanto, não podemos fechar os olhos à realidade de que, atualmente, há manifesto dissenso entre o que foi idealizado em abril de 2010 e a atual vontade dos associados. Por isso, acreditamos que, neste momento, nossa maior contribuição à história dessa entidade é deixar que os associados tenham a possibilidade de definir livremente o que desejam doravante.

Dessa forma, honrado com a oportunidade e com a certeza de que o compromisso para a qual fomos eleitos já foi devidamente atingido, o São Paulo Futebol Clube comunica formalmente sua renúncia ao cargo de Vice Presidente desta entidade, informando que continuará colaborando integralmente com a valorização do futebol brasileiro, agora apenas na condição de associado.

Sem mais, renovo os votos de estima consideração

Cordialmente

São Paulo Futebol Clube
Juvenal Juvêncio – Presidente”

Fonte: Máquina do Esporte / Equipe Universidade do Futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima