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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, maio 13, 2011

Gestão] Ceará pretende eliminar dívidas trabalhistas até 2014

RODRIGO CAPELO
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP

Equipe devia R$ 9 milhões em 2008, quando Evandro Leitão a assumiu

A volta do Ceará ao Campeonato Brasileiro, na temporada anterior, revelou condição pouco confortável do clube. Quando analisados boletins financeiros posteriores às partidas disputadas pela equipe alvinegra, notava-se que fatias da receita líquida eram frequentemente penhoradas para pagamento de dívidas. Essa realidade deve mudar.

Desde 2008, quando Evandro Leitão chegou à presidência do time cearense, a direção do clube vem negociando dívidas trabalhistas para estancar perdas. O endividamento, àquela altura na casa dos R$ 9 milhões, pode ser totalmente quitado até 2014, quando o Ceará completará 100 anos. Essa, pelo menos, é a meta.

Para a temporada de 2011, está previsto o pagamento de aproximadamente R$ 2,35 milhões em dívidas. O valor já é inferior aos R$ 2,8 milhões pagos em 2010, e a previsão é que em 2012 esse montante seja reduzido para R$ 200 mil. Desse modo, para o próximo ano, espera-se ter R$ 2 milhões sobressalentes para investimentos.

"Nós percebemos em 2008 que estávamos perdendo muito dinheiro com o pagamento de ações trabalhistas, juros, então começamos a renegociar as dívidas para pagar em parcelas fixas, às vezes maiores, mas que quitam a dívida efetivamente", explica Mauricio Dias, sócio do Fã-Clube, agência que gere o marketing do Ceará.

Durante o Brasileiro de 2010, apenas dos valores recebidos por meio da venda de ingressos, a renda de bilheterias, foram penhorados cerca de R$ 682 mil. Outro exemplo está na temporada anterior, quando o clube cearense foi promovido à primeira divisão. Embora tenha recebido R$ 600 mil da CBF, R$ 1 milhão foi perdido por causa dessas dívidas.

 

Marketing] Ceará transforma "carroça desembestada" em produto

Agência transformou brincadeira de torcedor em novo licenciado

O "Bonde sem freio" flamenguista segue ganhando réplicas no Brasil. Depois de a torcida vascaína seguir a linha dos rivais e criar o "Trem-bala da Colina", chegou a vez do Ceará, adversário do Flamengo nas quartas de final da Copa Kia do Brasil, ter um apelido. A "carroça desembestada", como chamou um torcedor, já é mote de licenciados.

"Foi algo muito curioso, porque no jogo do Rio de Janeiro tinha um torcedor com aquelas cartolinas, e nela estava escrito esse apelido", conta Mauricio Dias, sócio da agência Fã-Clube, responsável por gerir o marketing da equipe cearense. "Isso pegou completamente entre nossa torcida, e então partimos para trabalhar em cima disso".

Desde a última terça-feira (10), o Ceará já comercializa camiseta alusiva à "carroça desembestada". O processo de criação do produto foi realizado em curto período. Em uma semana, a agência de marketing esportivo notou a proporção do apelido, criou conceito e design para a camisa, aprovou com o clube e encaminhou para produção.

Nesta quarta-feira, novamente diante do Flamengo, para decidir qual equipe irá avançar às semifinais da competição, torcedores interessados na compra já terão à disposição o produto. O Ceará, após vencer por 2 a 1 na primeira partida, no Rio de Janeiro, precisa do empate no estádio Presidente Vargas para garantir a classificação.

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