Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, maio 29, 2011

Falcão mira ‘quebrar cultura’ e se estabelecer durante os jogos oficiais em uma cabine

Atual treinador do Inter acredita que visão é melhor e facilita compreensão dos acontecimentos, mas depende de tempo para execução

Equipe Universidade do Futebol

Durante mais de uma década, Paulo Roberto Falcão se acostumou a assistir aos jogos de futebol em estádios de futebol de uma cabine de transmissão. Geralmente localizado em um ponto elevado, em meio às cadeiras numeradas, aquele ambiente dava ao então comentarista da Rede Globo de Televisão uma visão mais ampla e estratégica do que se delineava em campo. Agora na função de treinador do Internacional, o ex-jogador pode adotar prática semelhante.

Nesta semana, Falcão revelou que pensa comandar sua equipe longe do gramado. Ele reitera que o projeto particular seria uma evolução para os técnicos, justamente pelo fato de que eles poderiam observar melhor movimentos táticos e ter um panorama mais aberto da suas equipes e do adversário. Mas há uma barreira histórico-cultural.

“Lá em cima se tem uma visão diferente. Uma visão mais ampla. Acho que as coisas no futuro se encaminhem para isso. Tem que quebrar uma cultura, quebrar a história de estar na beira do campo. Mas é que lá em cima se vê melhor o jogo”, opinou.

Tal iniciativa, entretanto, iria se consolidar mais à frente, visto que Falcão está há pouco tempo no comando do grupo principal colorado. A saída da beira do gramado, à frente do banco de reservas, pois, aconteceria em um contexto de maior compreensão do time com as ideias do ex-jogador.

“Talvez o treinador que grite e chute precise ficar ali [na beira do campo]. Mas lá em cima, se vê muito melhor jogo. Acho que seria um ganho para o futebol que os treinadores vissem o jogo com um ângulo de cima. É uma modificação que poderá acontecer”, completou Falcão.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima