Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, dezembro 01, 2012

O atleta e a conquista da excelência pessoal – A concentração

Gustavo D’Avila / Universidade do Futebol

A melhora da concentração permite alcançar um desempenho mais próximo da sua capacidade máxima

Todo atleta como qualquer outro ser humano deve buscar sua melhor performance profissional e pessoal desenvolvendo-se em busca da sua excelência. Temos a capacidade de buscar nossos sonhos e alcançar os objetivos significativos para nossas vidas, pois existe uma força inacreditável dentro de nós mesmos quando conseguimos extrair todo o poder de nossa concentração, quando aumentamos a qualidade e a consistência da nossa concentração, e estes acréscimos ajudam a elevar a consistência e a qualidade do nosso desempenho profissional.

A excelência pessoal de cada atleta é uma jornada para toda a sua vida, que traz concentração, desafios, significado, prazer, frustração e perspectiva de vida. Por mais que o atleta esteja num nível bom de desempenho é possível evoluir sempre um pouco mais e com isso elevar constantemente seu desempenho.

Os elementos críticos que criam a excelência pessoal são:

• Concentração
• Comprometimento
• Preparo mental
• Imagens positivas
• Confiança
• Controle das distrações
• Aprendizado contínuo

Esses elementos quando combinados formam a já conhecida Roda da Excelência (conforme figura), um agrupamento de peças interconectadas que se aplica a qualquer esporte e busca de desempenho superior. As partes dessa roda podem e devem ser desenvolvidas em pequenas melhoras a cada dia, através da escolha das partes que possam gerar benefícios às demais em função de sua melhoria. Ou seja, o atleta pode avaliar qual parte da roda pode ser melhorada e que gera mais impacto positivo nas demais fazendo assim que a roda comece a entrar em desenvolvimento equilibrado e girando suavemente na direção ao melhor de sua performance. Esta roda serve como um guia de desenvolvimento pessoal para todo e qualquer atleta, que tem como objetivo melhorar constantemente o seu desempenho.

Na coluna desta semana irei comentar a questão da concentração, que é o primeiro e o mais importante elemento da excelência. Justamente por este motivo ela está no centro da excelência, no eixo da roda. Todos os atletas que apresentam seu melhor desempenho ou que conquistam a excelência em níveis mais elevados aprendem a se concentrar.

A melhora da concentração permite que o atleta continue a aprender, experimentar, crescer, criar, aproveitar e alcançar um desempenho cada vez mais próximo da sua capacidade máxima. A excelência acontece mais naturalmente quando se desenvolve a confiança em sua concentração e sabe-se que ela pode levá-lo aonde quer chegar. Um alto desempenho consistente depende de uma concentração constante e de alta qualidade.

Os demais elementos da excelência (comprometimento, preparo mental, imagens positivas, confiança, controle das distrações e aprendizado contínuo) crescem e direcionam-se sempre a partir da concentração. Daí a importância de reconhecermos o papel fundamental da concentração na busca pela excelência do desempenho para os atletas.

As seguintes reflexões sobre a concentração podem ser feitas pelos atletas:

• Você tem trabalhado para melhorar a qualidade e consistência de sua concentração a cada dia?
• Você está concentrado em fazer as pequenas ações que têm o melhor efeito para o seu desempenho a cada dia?
• Você está trabalhando para manter seu melhor estado de concentração o tempo todo em sua atuação?

Estas e outras reflexões devem ser utilizadas para que o atleta possa avaliar seu nível de concentração, bem como a partir deste ponto poder reconhecer que existem melhorias a serem promovidas e buscar o melhor de sua performance.

Nas próximas colunas comentarei sobre os demais elementos da roda da excelência. Até lá!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima