Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Uefa põe fair-play financeiro para funcionar e exclui Málaga e outros cinco clubes de competições europeias

Por ESPN.com.br
Reuters
Jogadores do Málaga comemoram vitória sobre o Bétis
Málaga foi suspenso da próxima competição da Uefa para qual se classificar

Nesta sexta-feira, a Uefa anunciou que o Málaga e outros cinco clubes não poderão participar das competições organizadas pela entidade mesmo que se classifiquem dentro de campo. O motivo é a existência de dívidas e salários atrasados de jogadores, que ferem o fair-play financeiro lançado pela organização europeia. 

Uma das surpresas da atual edição da Champions League, competição na qual está nas oitavas de final, o Málaga foi excluído de participar da próxima competição de clubes da UEFA para qual se classificar em uma das próximas quatro temporadas (2013-2014, 2014-2015, 2015-2016, 2016-2017). Caso não comprove que está com as contas em ordem até 31 de março em 2013, o time será excluído de mais um torneio.

O clube espanhol emitiu uma nota no site oficial discordando da punição e acusando a Uefa de ter colocado clube como bode expiatório do processo. “As medidas adotadas foram totalmente desproporcionais e injustificadas em relação à situação atual do clube. Vamos trabalhar de forma enérgica e sem descanso até conseguir que se faça justiça, recorrendo a todos os organismos necessários”.

A mesma punição foi infligida a mais cinco clubes, variando apenas o período que a suspensão engloba e o valor da multa. Partizan (Sérvia), Dínamo de Bucareste (Romênia), Rapid de Bucareste (Romênia) e Osijek (Croácia) foram todos multados em 100 mil euros, além de serem excluídos da próxima competição para a qual se classificarem nas próximas três temporadas (2013-2014, 2014-2015, e 2015-2016). O Hadjuk Split, também da Croácia, enfrentará o mesmo que os demais clubes quanto à suspensão, mas foi multado em 80 mil euros. 

Para estes cinco clubes, a única diferença é que, se comprovarem que o balanço está ordem até 31 de março de 2013, a suspensão será revertida e eles poderão participar normalmente das competições europeias.

Outros dois clubes foram apenas multados: Voljvodina (Sérvia) em 10 mil euros e o Arsenal Kiev (Ucrânia) em 75 mil euros. O Lech Pozan (Polônia) foi absolvido.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima