Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, novembro 05, 2016

Arena do Palmeiras aceita críticas de Cuca, mas defende modelo de gestão

Contrato de reforma do antigo estádio Palestra Italia prevê parceria de 30 anos entre clube e construtora. Alvo de reclamações, gramado passa por manutenção

Por São Paulo
A parceria firmada em 2009 entre Palmeiras e WTorre, para a construção da arena do clube, ainda segue agitando os bastidores do clube e da construtora. O último episódio de reclamações públicas e desencontros entre as partes teve mais uma vez o gramado como personagem principal. 

Insatisfeitos com as condições do campo nas partidas contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, e contra o Sport, pelo Brasileirão, os palmeirenses partiram para o ataque e não pouparam críticas ao campo, visivelmente prejudicado por causa de uma sequência no local de shows do tenor Andrea Bocelli e da banda Aerosmith. Em resposta, a administração do local afirmou entender declarações de Cuca e dos jogadores, mas voltou a defender o modelo de negócio do complexo.
– Temos o máximo de respeito pela opinião do treinador do Palmeiras e dos jogadores. O Palmeiras está em uma fase importantíssima da história do clube. A possibilidade do Palmeiras ser campeão no Allianz Parque é importante para o clube e para a torcida, obviamente, mas estamos juntos na importância para a própria arena. Não só pela parceria, mas até pelo ponto de vista de negócio não há nada mais importante que o Palmeiras, nos dois anos de utilização completa da arena, ganhe no primeiro ano a Copa do Brasil e no segundo ganhar o Brasileiro. Para nós é muito importante o Palmeiras ter todas as condições de jogar o seu futebol aqui – disse Alexandre Costa, gerente geral do estádio palmeirense. 
Arena do Palmeiras gramado (Foto: Felipe Zito)Gramado da arena do Palmeiras teve uma parte substituída, no centro do campo (Foto: Felipe Zito)
Por outro lado, Alexandre Costa defende o modelo de negócio e explica que, para ser viável, a arena precisa receber outros eventos além das partidas.
– Não tem como pagar o investimento que foi feito nessa arena sem a realização de eventos que não sejam futebol. Até porque toda a receita de bilheteria dos jogos, o que já está combinado e é correto, é do Palmeiras. Nós, como gestão da arena, temos de buscar a receita em outros eventos. Dentro desse modelo de negócio fazemos tudo o que a tecnologia permite para manter o gramado nas melhores condições, mas não podemos abdicar dos eventos e shows que estão programados – completou. 
Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, o local passou por uma troca de gramado. A ideia era que, com o novo tipo de grama, uma eventual reposição pudesse ser facilitada, já prevendo um aumento no calendário de eventos.
Arena do Palmeiras gramado (Foto: Felipe Zito)Gramado da arena do Palmeiras foi alvo de críticas de jogadores e do técnico Cuca (Foto: Felipe Zito)
Além da manutenção tradicional, intensificada recentemente por causa do desgaste da grama e pela troca da espécie de inverno para a de verão, o local retirou partes mais desgastadas e plantou novas placas. O resultado desta operação será visto no próximo domingo, quando o Palmeiras entra em campo para enfrentar o Internacional, às 17h (horário de Brasília), pela 34ª rodada do Brasileirão.
Arena do Palmeiras gramado (Foto: Felipe Zito)Funcionário trabalha na manutenção do gramado da arena do Palmeiras (Foto: Felipe Zito)
– Estamos conseguindo essa evolução, mas não é um trabalho fácil. Não conseguimos ficar com o gramado no mesmo padrão o ano inteiro devido aos eventos. Logo após algum evento ou show grande ele fica com um aspecto visual prejudicado, mas tem condições de jogo – disse Fabio Camara, diretor técnico da World Sports, empresa responsável pela manutenção do gramado.
Até o fim do ano, a arena palmeirense receberá mais três shows. Destes, dois serão durante o Campeonato Brasileiro. Nos dias 11 e 12 de novembro, a banda Guns n'Roses se apresenta no local, em período sem jogos no estádio - o Verdão recebe o Inter no dia 6 e depois volta para casa somente no dia 20, contra o Botafogo. A última atração será o Z Festival, no dia 10 de dezembro.
Confira alguns trechos da entrevista com Alexandre Costa, gerente geral da arena:
É impossível ter um gramado em perfeitas condições durante o ano todo?
– Impossível eu não vou dizer que é porque estamos buscando sempre novas soluções. Agora, dizer que seja possível que um gramado esteja durante todo um ano sem algumas marcas do show que aconteceu, do modelo de negócio que foi combinado aqui e que faz parte desde o início do projeto de construção do Allianz Parque, é difícil. O que não significa que o gramado não tenha as condições mínimas para a realização do jogo. Pode estar mais fragilizado por causa da realização de um show, que foi o que aconteceu nos últimos dois jogos. Admitimos que não estava nas melhores condições, mas nós conseguimos. Basta ver o exemplo deste ano: fizemos mais de dez shows, e durante todo o ano, com exceção aos últimos dois jogos, apresentamos um gramado sempre em boas condições.
Arena do Palmeiras gramado (Foto: Felipe Zito)Expectativa da administradora é ter um gramado melhor no domingo (Foto: Felipe Zito)
Grama sintética no futuro
– Já estudamos todas (as opções). Este gramado (o atual), um gramado misto, como em outras arenas, ou o gramado sintético. Conhecemos todas como uma possibilidade teórica. Qualquer possibilidade tem de ser combinada com o Palmeiras. Qualquer solução aqui tem de ser combinada e aceita pelo Palmeiras em comum acordo. Mas neste momento não foi uma hipótese discutida. Nas informações que vem a público já ouvimos que o Palmeiras não concorda, mas como em tudo é evolutivo, tudo pode acontecer. Não existe, neste momento, nenhuma previsão de mudar o gramado natural.
Gestão da arena
– Nem podemos, porque não controlamos nem as datas de jogos do Palmeiras nem as datas de eventos, fazer uma gestão tão perfeita com 100% de satisfação. Mas se repararem neste ano somos a segunda arena do mundo que mais shows fez, e o Palmeiras jogou fora duas vezes no Brasileiro (contra Grêmio e Cruzeiro). Mesmo assim, há todo o nosso esforço para que isso não aconteça porque precisamos muito dos jogos do Palmeiras no Allianz Parque.
Aprendizado na manutenção do gramado
– Não existe nenhum exemplo no mundo de uma arena com grama natural que faça tantos shows quanto o Allianz Parque. Isso é fato. Temos de aprender com os outros, mas há um aprendizado que precisamos fazer com nosso próprio pé. Estamos fazendo sempre na tentativa de melhorar. O exemplo disso é que ano passado tínhamos um gramado e nesse ano investimos muito dinheiro na construção de um novo. Já gastamos mais de R$ 1 milhão no novo gramado e na manutenção. 
Arena do Palmeiras gramado (Foto: Felipe Zito)Máquinas são instaladas para compensar a falta de sol dentro da arena (Foto: Felipe Zito)
Relacionamento com a torcida
– A torcida quer um gramado bom para o time ser campeão. No momento em que o Palmeiras está, na iminência de ser campeão, há mais exigência, a ansiedade é maior e nós compreendemos isso. O que a torcida tem de entender é que estamos do mesmo lado, na mesma vontade de fazer com que o gramado esteja nas melhores condições. Mas o que combinamos para poder construir essa arena foi combinado com a própria torcida: teríamos de fazer outros tipos de evento aqui. Portanto tinha de haver um equilíbrio entre um gramado perfeito e um modelo de negócio possível. É isso que estamos fazendo. A torcida precisa compreender que foi feito um investimento grande nessa arena que eles adoram e que é reconhecida como a melhor do Brasil. Mas fazer isso foi preciso um investimento muito grande e que agora precisa ser recuperado de uma forma equilibrada e sensata.
Relacionamento com a diretoria do Palmeiras
– O que nós podemos dizer é que estamos sempre abertos a conversar com nosso parceiro sobre as soluções para o gramado e sobre o que podemos fazer para que, em conjunto, Allianz Parque e Palmeiras encontrem as melhores soluções. Não existe um caminho único, não podemos priorizar as partidas de futebol. Na prática, no modelo de negócio que combinamos, isso não é possível porque não gerimos nem a agenda de futebol nem a agenda dos shows. Independentemente da forma como o Palmeiras escolhe fazer as suas reclamações, a nossa porta está sempre aberta. O gramado é um bem da arena que está sendo tratado todos os dias. Estamos sempre disponíveis para conversar e, com o Palmeiras, encontrar as melhores soluções para o Allianz Parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima