Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, novembro 09, 2016

O case futebol alemão – os motivos do sucesso

Como comentei no post anterior que pode ser lido aqui dividi meu estudo sobre as diferenças do futebol alemão e do futebol brasileiro em três partes.
Esse segundo post trata dos resultados do excepcional trabalho da Federação Alemã, Bundesliga e os times.

Os motivos são muito claros. Quanto mais a Bundesliga aumentou seus ganhos, graças a sua rígida regulação, cresceu de forma equilibrada, saudável e constante.

Não apenas os grandes clubes da primeira divisão viram seus ganhos crescerem, mas também clubes pequenos, que jogam a segunda divisão.

Proporcionalmente os pequenos cresceram muito mais que os grandes.

A Copa de 2006 impulsionou muito o mercado, com novas arenas, aquecimento da venda de produtos, melhores contratos televisivos e mais interesse dos patrocinadores pelo futebol da Alemanha.

Um dado muito importante e interessante foi o aumento dos ganhos com os jogos dos times, principalmente com outros serviços além da venda de ingressos.

O preço médio dos ingressos no futebol alemão é um dos menores da Europa.
Todo esse trabalho culminou com um aumento considerável dos direitos de TV no exterior.
E o que mais me chamou a atenção de tudo que analisei: o respeito e admiração da população pela Bundesliga. A liga e seus times estão totalmente integrados e são um orgulho de sua sociedade, especialmente desde sua reestruturação iniciada em 2000.
E tudo isso, com controle nos gastos, pagamento em dia de salários e impostos.
Isso permitiu a liga crescer, de forma sustentável, com seus clubes investindo cada ano mais, mas sem fazer irresponsabilidades administrativas. A Bundesliga não permite gestões irresponsáveis, pensando na solvência do mercado.
E o melhor de tudo, com pesado investimento estratégico nas categorias de base. O mercado alemão mudou, impactando até sua seleção, graças ao investimento nas categorias de base dos times e no trabalho de âmbito nacional da Federção Alemã.
Quanto mais o mercado cresceu, mais investimento foi realizado. Isso claro sem deixar de pagar todas as obrigações financeiras, tributárias e previdenciárias.
Enquanto finalizava esse estudo, a consultoria Mckinsey publicou um estudo analisando o impacto econômico da Bundesliga.
Os dados demonstram como a profissionalização da gestão foi fundamental para transformar o trabalho na Alemanha um case para ser estudado e entendido por muitas gerações.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima