Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, novembro 01, 2016

Opinião: Romeu Castro comenta dia histórico para o futebol feminino

Imagem: divulgação

EM DIA HISTÓRICO PARA O FUTEBOL FEMININO DO BRASIL, CBF ANUNCIA PACOTE INÉDITO DE INCENTIVO À MODALIDADE
Doce novembro para as mulheres que ousaram calçar chuteiras pelos gramados do País. A Confederação Brasileira de Futebol reuniu na manhã desta terça feira representantes dos Clubes, Federações e patrocinadores, para anunciar a nova formatação do Campeonato Nacional.
Numa iniciativa inédita, o Brasil ganha uma competição feminina em duas divisões, com 16 participantes cada. Na Séria A, cada equipe disputará um mínimo de quatorze partidas, e receberá, a título de ajuda de custo, um mínimo de 120 mil reais, além de passagens aéreas, hospedagem e alimentação.
Com a premiação progressiva, o Campeão Nacional da Série "A1", receberá um total de 365 mil reais durante toda a sua participação no Brasileirão Rosa. Para as equipes da Série "A2", o auxílio financeiro mínimo chega aos 60 mil reais pelos sete jogos da primeira fase, além das passagens aéreas, hospedagem e alimentação.
O Campeão da segunda divisão terá disputado 11 partidas, e recebido um total 155 mil reais entre prêmios e auxílio financeiro.
Mais do que números, a competição cria um mercado nacional para o futebol feminino, garantindo a partir de 2018 critérios exclusivamente técnicos de acesso e descenso, além da valorização dos 27 Campeonatos Estaduais.
Clubes tradicionais da modalidade, como o Foz Cataratas, Rio Preto, Iranduba, São Francisco, Gama, Vitória e Aliança atuarão em uma das duas divisões, ao lado de equipes como Corinthians, Santos, Flamengo e Vasco da Gama, com critérios claros de permanência e rebaixamento. 
Temos que parabenizar a Confederação Brasileira de Futebol, na pessoa do Presidente Marco Polo Del Nero, e dos seus competentes companheiros de Diretoria como Valter Feldman, Manoel Flores, Rogério Caboclo e Dino Gentille, por esta grande demonstração de respeito e apoio ao Futebol Feminino.
Esta conquista foi também fruto das reivindicações dos abnegados gestores da modalidade, que encontrou eco e suporte no Comitê de Reformas da Casa Maior do futebol brasileiro, que teve atuação destacada de ex-atletas e desportistas como a Marcia Tafarel, Silvana Goellner e Lu Castro.

Importante também destacar o papel da Sport Promotion nesta conquista. Duas décadas após revolucionar o Futebol Feminino com a criação do Paulistana, que foi a primeira Liga de estrutura profissional da categoria na América Latina, a empresa ousa ao se irmanar com a CBF para garantir o mesmo modelo de disputa consagrado nos anos 90, para uma competição verdadeiramente nacional, no nosso País-Continente.
Atravessando quatro décadas no apoio ao desporto brasileiro, em modalidades como voleibol, boxe, futsal, Fórmula Indy, Vale Tudo e basquete, além do futebol profissional.
O empreendedorismo dos empresários Quico e Paulo Roberto volta a fazer imensa diferença na história do futebol feminino, modalidade que abraçaram conosco desde os anos 80, nos confrontos históricos entre Radar, Isis Pop, Guarani, Bangu, Juventus e Saad. 
Esta nova realidade para o futebol feminino brasileiro, foi uma bandeira que levantei durante a minha passagem pelo Ministério do Esporte, ao lado do ex-Secretário Rogerio Hamam e do amigo Sóstenes Marchezine, e que agora se torna realidade.
Foi um motivo de imensa alegria estar ao lado dos companheiros Presidentes de Federações Estaduais Mauro Carmélio e Antônio Aquino, além dos vitoriosos dirigentes da modalidade Lauro Tentardini, do campeão de público Iranduba, e Gezi Damaceno, do multi-campeão Foz Cataratas, na celebração desta conquista tão importante para toda a Família do Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima