Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, setembro 30, 2009

Opinião

FUTEBOL FEMININO NO CEARÁ: A PERGUNTA QUE

NÃO QUER CALAR

Paulo Medeiros*

1. Na última quinta-feira (24/09/2009), pela Copa do Brasil de Futebol Feminino, a equipe do CAUCAIA, campeã cearense, aplicou uma espetacular e incontestável goleada de 4 x 0 na equipe do São José, campeã do Estado de Tocantins. Mas não foi uma goleada qualquer, foi na casa das adversárias, e por este motivo a equipe cearense qualificou-se diretamente para a segunda fase da competição promovida pela CBF, sem a necessidade da “partida de volta”. Agora o CAUCAIA prepara-se para enfrentar as meninas do Sport Recife, campeã Pernambucana.

2. No último dia 18/09/2009 a jogadora Ana Lúcia Nascimento dos Santos, a Dida, goleira do CAUCAIA, foi convocada pela CBF para integrar a seleção brasileira feminina sub-19 que irá disputar a Copa Sul Americana de Futebol Feminino em janeiro/2010 na Colômbia.

3. A árbitra cearense Eveliny Almeida, que também pertence aos quadros da FIFA, foi convocada pela Confederação Sul Americana de Futebol – CONMEBOL para atuar nos jogos do I Copa Libertadores Feminino 2009 (e não I Campeonato Sul Americano de Futebol Feminino como divulga erroneamente o site da Federação Cearense de Futebol), e que contará com equipes de diversos países sul-americanos (e não “seleções” como divulga erroneamente o site da FCF).

Como o estimado leitor deve perceber, trata-se de três notícias maravilhosas, e que demonstram claramente o potencial que o Futebol Feminino do Ceará poderia desenvolver, inclusive em termos de projeção e resultados nacionais.

Quando eu escrevo “poderia” é porque todos estes fatos relatados ocorreram sem qualquer incentivo ou participação direta da Federação Cearense de Futebol, que teoricamente deveria ser a instituição a zelar pelos interesses do Futebol Feminino no Estado. Mas o que tem ocorrido é descaso e desinteresse. Por exemplo: o “apoio” da FCF ao feito da equipe de futebol feminino do CAUCAIA, por exemplo, se restringiu a uma mensagem protocolar de congratulações publicada em sua pagina web, que a rigor não passou de meras seis linhas.

E aí vem a perguntar que não quer calar: A Federação Cearense de Futebol é “de Futebol” ou “de Futebol Masculino”?

Comprovo a pertinência desta questão com a falta de iniciativa da FCF em “abraçar” a causa do futebol feminino no Estado do Ceará, mesmo que em parceria VERDADEIRA e ATIVA com a Liga Cearense de Futebol Feminino - LCFF, que a rigor é a entidade que tem desprendido esforços na divulgação, organização e viabilização desta modalidade por estas paisagens.

É uma constatação óbvia de que a LCFF tem melhor know how, comprometimento e interatividade com o futebol feminino no Ceará. Acredito que neste contexto compete à FCF agregar esta entidade em suas atividades institucionais, porém dando-lhe autonomia para exercitar esta expertise.

*apaixonado por esporte e PhD em Economia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima