Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, setembro 24, 2009

Aceitamos: justo encômio

FUTEBOL FEMININO – A VEZ DO ESTADO DO CEARÁ

Paulo Medeiros*

Recentemente tive a oportunidade de manter algumas reuniões com os dirigentes da Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF), interessados na implantação de um oportuno e auspicioso projeto social e esportivo denominado “Meninas da Bola”.

Confesso minha surpresa (agradável) ao tomar conhecimento das idéias e propósitos apresentados por estes diretores da LCFF, cujo objetivo principal está focado no aspecto social, diferentemente das práticas usuais da maioria dos dirigentes esportivos (de todas as modalidades) que infestam o Estado do Ceará, que, com raríssimas exceções, estão mais interessados em auferir, em benefício próprio, vantagens financeiras ou políticas do que realizar gestões em suas respectivas entidades.

O oportunismo deste projeto ressalta aos olhos quando tomamos conhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas pela CBF para o Futebol Feminino no Brasil nos próximos anos. Grandes clubes (Santos, São Paulo, Vasco, Flamengo, etc) estão formando suas equipes com o apoio de importantes empresas patrocinadoras, cujas diretorias de marketing enxergam o que muitos teimam em não querem ver e aceitar: o futebol feminino tem tudo para se consolidar como uma prática esportiva de massa.

Foi-se a época do preconceito de que esta prática esportiva descaracteriza a feminilidade da mulher, como demonstram belas jogadoras como Laisa (atacante do Internacional-RS), Eva Roob (ex-jogadora da Alemanha), Heather Mitts (Americana), Milene (ex-Ronaldinho), e outras tantas. A QUESTÃO AGORA É DE RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL, e neste ponto algumas observações básicas demonstram a situação deste esporte no Estado do Ceará:

Pergunta 1: qual é a instituição que teoricamente deveria gerir o futebol feminino no Ceará? Resposta: FCF - Federação Cearense de Futebol.

Pergunta 2: qual é a instituição que na prática tenta difundir o futebol feminino do Ceará? Resposta: LCFF - Liga Cearense de Futebol Feminino.

Pergunta 3: FCF e LCFF são efetivamente parceiras no futebol feminino no Ceará? Resposta: Não

Se o leitor amigo me permite o termo popular, quando “a coisa” não funciona nem entre as instituições gestoras, como esperar a contribuição de parceiros e patrocinadores? É preciso que a FCF, através de seus diretores, pessoas lúcidas e inteligentes, aceitem o fato de que a LCFF possui um projeto consistente para o futebol feminino no Estado, e busque formalizar uma parceria efetiva através de apoio e ações práticas, dentro da sua competência como órgão máximo do futebol no Ceará, para difundir e consolidar esta modalidade.

Não estamos contemplando aqui ações “complicadas” ou que “exigem pessoal técnico qualificado”, mas atitudes simples, entre as quais podemos citar:

1. Incentivar os clubes federados a formar suas equipes de futebol feminino;

2. Permitir a realização de partidas de futebol feminino nas preliminares dos jogos oficiais;

3. Destinar uma pequena parcela do orçamento para realização de palestras e publicidade como forma de incentivar a prática entre crianças e adolescentes do sexo feminino;

4. Negociar com a CBF a realização de jogos da seleção brasileira de futebol feminino no Estado.


O nível técnico do último campeonato cearense de futebol feminino demonstrou claramente que temos potencial para despontar no cenário nacional. Basta organização e comprometimento por parte da FCF.

*Apaixonado por Esporte, e PhD em Economia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima