Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, setembro 14, 2009

Código Brasileiro de Justiça Desportiva está sendo submetido à consulta pública
Sociedade civil poderá apresentar sugestões de mudanças para o novo CBJD até o dia 21 de setembro
Equipe Universidade do Futebol

O texto da reforma do Código Brasileiro de Direito Desportivo (CBDD) será submetido a consulta pública para que os interessados, em particular, e a sociedade civil, em geral, possam apresentar sugestões de mudanças. As colaborações poderão ser feitas por meio do site do Ministério do Esporte ou presencialmente, em reuniões que serão realizadas em seis estados.

A consulta pública estará aberta até 21 de setembro e será conduzida pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD). O texto atual do Código e a minuta de reforma, no entanto, já podem ser acessados na página da Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos.

O texto traz propostas inovadoras. As imagens de televisão ou fotográficas, por exemplo, passam a ter uma maior importância como prova em processos que envolvam possíveis faltas cometidas pelos atletas. Já a justiça desportiva só poderá modificar uma decisão do árbitro em caso de infrações graves e se for configurado o flagrante erro. No capítulo destinado ao doping, o texto estabelece como reguladora do tema a própria legislação internacional.

As colaborações podem ser feitas por meio do site do Ministério do Esporte, do site do IBDD (www.ibdd.com.br) ou durante as reuniões específicas. Os encontros públicos tem sido desde o mês de agosto, nos dias 24, em São Paulo e no dia 27, em Recife (PE). No mês de setembro, as reuniões serão realizadas nos dias 1º, 3, 9, 11 e 16, em Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ), respectivamente.

As sugestões ou críticas apresentadas serão reunidas em um relatório. O documento será encaminhado à Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos do Conselho Nacional de Esporte, para que possa ser modificado. O texto consolidado será, então, enviado para discussão e votação do Conselho Nacional do Esporte.

O Código Brasileiro de Direito Desportivo regulamenta matérias relativas a disciplina dos atletas em jogos e competições. Ele foi lançado em 2003 e foi atualizado em 2006. A sua atual reforma atende solicitação do ministro Orlando Silva feita à Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos do Conselho Nacional do Esporte.

Locais:

Rio de Janeiro - 16 de Setembro
Sede OAB - RJ
Av. Maechal Câmara, 150 - 9º andar
Horário: 19h

Mais informações: e-mail para envio de sugestões: rkaneshiro@ibdd.com.br - aos cuidados de Ricardo Kaneshiro.

Fonte: Instituto Brasileiro de Direito Desportivo - www.ibdd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima