Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, setembro 01, 2009

O primeiro turno do Brasileirão-09: por enquanto só números...
Importante extrapolarmos o discurso comum de que números simplesmente não trazem informações

Eduardo Fantato

Olá pessoal.

Hoje, aproveito para deixar algumas informações no ar e, conforme venho dizendo, o dado só transforma-se em informação depois de alguém interpretá-lo.

Para tanto vou apresentar alguns dados hoje e por questões de espaço e tempo de reflexão debateremos na próxima semana. Aguardo seus comentários, combinado?

As tabelas são baseadas nos dados da ScoutOnline, apresentados aqui apenas em sua dimensão numérica. Com certeza a inserção das dimensões espacial, temporal, sequencial e situacional do scout, acrescentariam muitas possibilidades, mas vamos por partes, ok?

Os dados referem-se ao primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2009 da série A, e estão apresentados em média por jogo, daquilo que cada equipe realizou nesse período analisado.

Vamos lá:

Em azul, as equipes que se situam acima da média geral do campeonato, em vermelho as equipes que estão abaixo dessa média. No inicio de cada tabela, em fundo verde apresenta-se a média da competição.

Dados sobre distribuição e circulação de bola



Dados sobre finalização



Dados sobre desarmes, reposição, e faltas




E aí, o que é possível e impossível dizer?

Importante extrapolarmos o discurso comum de que números simplesmente não trazem informações. Mas sim, que possamos, a partir deles, criarmos mecanismos de especulação. Na próxima semana definiremos o que é esse tal mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima