Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, setembro 17, 2009



Secel realiza o I Seminário Municipal de Paradesporto


Iniciativa da Secel irá contar com a presença de pesquisadores e paratletas

As políticas públicas de esporte e lazer voltadas para as pessoas com deficiência serão debatidas durante o I Seminário Municipal de Paradesporto.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), em parceria com a Federação Cearense de Desportos Aquáticos e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, a partir de 13h, no auditório da biblioteca da Unifor, paratletas, estudantes e professores de Educação Física, juntamente com representantes da sociedade civil organizada irão realizar um debate sobre os caminhos para o desenvolvimento do paradesporto em Fortaleza.

Ao longo da tarde, quatro palestras irão abordar aspectos do paradesporto, bem como a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida que o esporte pode proporcionar às pessoas com deficiência.

A palestra de abertura irá ficar a cargo do professor Francisco de Assis Cavalcante Leandro, especialista na formulação de políticas públicas de esporte.

Partindo para o campo do alto rendimento, uma palestra irá tratar especificamente sobre esporte paraolímpico. A apresentação ficará a cargo do mesa-tenista, Eugênio Sales, medalhista Panamericano e coordenador do Projeto Tênis de Mesa Adaptado, uma das primeiras iniciativas de paradesporto no âmbito da Prefeitura de Fortaleza, desenvolvida desde 2008 pela Secel.

Através do projeto, a Secel e a Federação Cearense de Tênis de Mesa Adaptado (FCTMA) levam a prática do tênis de mesa para pessoas com deficiência, em dois núcleos, localizados no Centro de Cidadania César Cals e no CEJA Paulo Freire.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, a realização do I Seminário Municipal de Paradesporto pretende pautar a temática na agenda de debates da Cidade. “A partir das demandas identificadas durante o seminário, teremos elementos para formular políticas específicas de paradesporto, que contemplem tanto a dimensão inclusiva do esporte quanto o alto rendimento”, afirma o titular da Secel.


Confira a programação do I Seminário Municipal de Paradesporto

Palestra: “Políticas Públicas”

Horário: 14h20

Palestrante: Francisco de Assis Cavalcante Leandro – professor de Educação Física e especialista em políticas públicas de esporte

Mediador: Henrique Gurgel – paratleta e tricampeão cearense de natação

Palestra: “Importância da atividade física no processo de reabilitação da Pessoa com Deficiência”

Horário: 15h

Palestrante: Fábio Barreto Rodrigues – professor de Educação Física do hospital Sarah Kubitschek

Mediador: Daniel Melo

Palestra: “Esporte Paraolímpico”

Horário: 16h10

Palestrante: Eugênio Sales – mesa-tenista e medalhista Panamericano

Mediador: Guillermo Sanchis - diretor técnico da Federação Cearense de Desportos Aquáticos e classificador de Natação Funcional da Confederação do Paradesporto Brasileiro

Palestra: “Modelos de Superação / Formação de Educadores para trabalhar o atleta”

Horário: 16h50

Palestrantes: Paulo Ribeiro Cardoso- triatleta participante do Iron Man - e Vicente Matias Cristino – professor do Curso de Educação Física da Unifor

Mediador: Ulisses de Souza Júnior – professor de Educação Física


Mais informações com o assessor de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer, Bruno Andrade, nos telefones 9164-9248 e 3254-5848, ou através do sítio eletrônico:www.fortaleza.ce.gov.br/esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima