Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, setembro 30, 2009

Análise das principais ações realizadas em partidas de futebol através do scout técnico
Pode-se, a partir disso, até mesmo decidir um jogo com alguma informação relevante acerca dos números não só coletivos, mas também individuais de performance
Rodrigo Rezende, Luís Felipe Borba Carignano, Ivan Ferreira de Mello

Introdução

No futebol atual a tecnologia se faz sempre presente e é elemento indispensável para auxiliar a comissão técnica das equipes com informações sobre adversário e sobre a própria equipe, a fim de trazer subsídios para a montagem de estratégia de jogo. É dessa forma que o treinador terá informações suficientes para encontrar os pontos positivos e negativos tanto da sua equipe como a do oponente e assim explorar essas características de tal forma que sua formação saia sempre vencedora do confronto.

É nessa perspectiva que, além dos vídeos tape das partidas, temos também o scout técnico, que tem por objetivo mensurar as ações que acontecem em uma partida de futebol, desde o tempo dos gols marcados, até número de escanteios, impedimentos e qualquer outra ação que caracteriza um duelo.

Objetivos

O objetivo principal desse estudo é referenciar as ações dos jogos de futebol que aconteceram na atual temporada de uma equipe de elite do futebol brasileiro por meio do scout técnico. Como objetivos secundários, temos a apresentação dos números em forma de média das ações de um jogo de futebol, além da análise do tempo em que os gols saíram nas partidas dessa equipe.

Metodologia

O scout técnico foi desenvolvido a partir de observação direta de uma partida de futebol e a anotação das ações do jogo quantificando-as por meio de uma planilha. As variáveis coletadas são bem definidas pelo entendimento popular, tais como gols, escanteios, passes errados e impedimentos. Quanto aos gols, foram coletados a forma em que saíram bem como o tempo de jogo em que aconteceram.

Resultados e discussão

A tabela a seguir mostra os números em mínimo, médio e máximo de alguns dos fundamentos coletados no scout técnico.

Passes Errados
Escant. a Favor
Gols
Impedimentos
Minímo
Médio
Máximo
Desvio Padrão
41
63
90
15,1
4
8
12
2,1
0
2
4
1,5
1
2
5
1,3

TABELA 1 – NÚMEROS DO SCOUT TÉCNICO DE UMA EQUIPE DE FUTEBOL

Os números apresentados nesse estudo correspondem aos resultados de scout realizado durante o 1º turno do Campeonato Brasileiro de 2009.

Podemos observar um valor médio importante de dois gols por jogo que essa equipe tem conquistado. É interessante ressaltar também o valor médio de escanteio, evidenciando que essa equipe teve um bom poder ofensivo, penetrando até a linha de fundo de seu adversário. Esses valores também têm a influencia de o scout sempre ter sido realizado com essa equipe jogando em seu estádio, com o apoio da torcida.

Outra questão a se ressaltar é o alto índice de passes errados com a equipe chegando a uma média de 63 por jogo. Um fato importante a se colocar nesse sentido é, novamente, o fato de a equipe jogar em casa, o que lhe conferiu maior posse de bola nos jogos em que o scout foi realizado.

Todavia, esses números, ao passo que mostram poder ofensivo da equipe, também mostram a falha em manter uma sequência de passes. Com certeza esses números influenciaram diretamente no aproveitamento dessa equipe nos seus jogos como mandante, o que lhe conferiu durante o 1º turno um aproveitamento de 62,96% em seus domínios, tendo a 8ª campanha em jogos em casa.

Na sequência, apresentaremos a tabela com o tempo de jogo em que saíram os gols nos jogos dessa equipe.

Gols a Favor
Gols Contra
0 a 15 minutos
16 a 30 minutos
31 a 45 minutos
46 a 60 minutos
61 a 75 minutos
76 a 90 minutos
3
7
3
2
4
5
5
4
5
2
5
6

TABELA 2 – TEMPO DE JOGO EM QUE SAÍRAM OS GOLS

De acordo com a tabela acima apresentada, podemos verificar que no 1º tempo existe um índice maior de gols. Foram 13 gols marcados no 1º tempo, contra 11 gols marcado no 2º, bem como 14 gols sofridos no 1º tempo, contra 13 sofridos no segundo.

Outro ponto importante é a quantidade de gols que saíram nos 15 minutos finais de jogo. Isso demonstra quanto é importante a equipe manter a atenção até o fim do jogo, pois um gol nesse tempo pode definir uma partida. Os gols nesse período também podem ser um indicador da fadiga, física e mental, que os atletas podem ter, condicionando falhas de marcação e até mesmo erros individuais.

Conclusão

Conforme colocado anteriormente, o scout técnico é ferramenta indispensável para uma equipe grande de futebol. Os profissionais dessa área devem ser valorizados, e um clube que visa ser modelo na modalidade não pode abrir mão de tal departamento, pois qualquer detalhe que não passa despercebido pode conferir informações suficientes para a comissão técnica utilizar de forma a explorar as deficiências do adversário, bem como trabalhar as deficiências da sua própria equipe. Pode-se, a partir disso, até mesmo decidir um jogo com alguma informação relevante acerca dos números não só coletivos, mas também individuais de performance técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima