Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, março 09, 2011

Cristiane: "Clubes precisam investir mais no Futebol Feminino"

Craque do Santos, Cristiane já brilhou também com a camisa do Brasil

O futebol feminino vem crescendo cada vez mais no país e isso se dá principalmente por conta das grandes campanhas realizadas pela Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos e Mundiais da modalidade.

Entre tantas jogadoras que se destacaram nessa evolução do esporte, uma que merece destaque é a atacante Cristiane. Aos 26 anos, a jogadora natural de Osasco, na grande São Paulo, coleciona títulos e passagens pelo futebol internacional.

Porém, nem sempre esse reconhecimento aconteceu. Cristiane conta que em seu início de carreira a velha máxima de que o futebol era um esporte de homem apareceu, mas o apoio da família foi fundamental para que ela não desistisse. “No começo foi difícil porque todo mundo falava que futebol era coisa de menino. Mas, graças a Deus, sempre tive o apoio da minha família. O preconceito sempre existiu, mas, atualmente, quase não vemos atitudes preconceituosas”, explicou.

No entanto, seu talento com a bola nos pés venceu qualquer tipo de preconceito que poderia existir e hoje Cristiane tem em sua galeria duas Copa Libertadores da América, uma Copa do Brasil e um Torneio Cidade de São Paulo pelo Santos, além de duas medalhas Olímpicas de prata, uma medalha Pan-Americana de ouro e um Campeonato Sul-Americano com a camisa do Brasil.

Atualmente, Cristiane vê o futebol feminino sendo tratado de uma forma diferente, quase sem o preconceito que antes assombrava a modalidade. “Muita coisa mudou. Hoje em dia muitas pessoas acompanham o futebol feminino, principalmente meninas que sonham um dia em ser uma de nós e jogar em uma equipe como o Santos. Quando você vai a um estádio ver um jogo de mulheres, você também encontra muitas famílias nas arquibancadas. Isso mostra que quase não existe mais preconceito para a nossa modalidade”, afirmou a atacante.

Apesar da crescente no Brasil, a jovem e talentosa jogadora receitou o que deve ser feito para que o futebol feminino cresça ainda mais no país. “A modalidade está crescendo muito no país. O Santos, que já tem um departamento de futebol feminino há mais de 10 anos, está mais estruturado e por isso oferece melhores condições para as atletas. Mas outras equipes estão sendo criadas e outros clubes estão começando a dar a devida atenção para a modalidade. Ainda precisamos que outros clubes, como o Santos, invistam para que os campeonatos se tornem cada vez mais competitivos e cada vez mais assistidos pelo torcedor”, afirmou.

Por fim, Cristiane falou de suas expectativas para o ano de 2011, quando competições importantes serão disputadas pela Seleção Brasileira. “O ano de 2011 será muito importante para o Futebol Feminino brasileiro. A Seleção Brasileira disputará a Copa do Mundo da Alemanha, de 26 de junho a 17 de julho, e o Pan-Americano de Guadalajara, que deve acontecer em outubro”, concluiu.

A lista de convocadas para um período de preparação visando a Copa do Mundo já foi divulgada, e Cristiane é uma das convocadas pelo treinador da Seleção Brasileira, Kleyton Lima.

Ficha:
Nome: Cristiane Rozeira
Nascimento: 15/05/1985
Natural de: Osasco, SP
Posição: Atacante
Clube atual: Santos FC
Títulos: Jogos Pan-Americanos 2007 (Seleção Brasileira); Copa do Brasil 2009 (Santos FC); Torneio Internacional Cidade de São Paulo 2009 (Seleção Brasileira); Copa Libertadores da América 2009 e 2010 (Santos FC); Campeonato Sul-Americano 2010 (Seleção Brasileira).

Texto: Vinícius Carrilho
Fonte: FPF

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima