Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, março 23, 2011

C13 suspende licitações a aposta em ação do Cade

Entidade tomou medida após série de equipes terem fechado acordos individuais com a Globo para todas as plataformas

Inicialmente agendadas para quarta e quinta-feira desta semana, as licitações que o Clube dos 13 pretendia fazer sobre os direitos de mídia do Campeonato Brasileiro para TV fechada e internet foram canceladas. A entidade tomou essa medida depois que uma série de equipes terem fechado acordos individuais com a Globo para todas as plataformas.

A criação de licitações separadas é uma das principais mudanças que o Clube dos 13 promoveu no formato de discussão dos direitos de mídia do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014. Após determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no ano passado, o grupo resolveu fatiar as propriedades que anteriormente eram vendidas em conjunto.

Outra mudança imposta pelo Cade foi o fim da preferência da Globo, atual detentora dos direitos de transmissão. Nas concorrências passadas, o canal tinha direito a ver qual era a melhor proposta dos rivais e dizer se igualaria ou não.

Depois dessa decisão, o Clube dos 13 chegou a estipular um ágio de 10% em favor da Globo, como forma de compensá-la pela experiência e pela audiência consolidada. No entanto, essa margem também foi vetada pelo Cade.

Enquanto isso, times começaram a debandar e rechaçar uma negociação conjunta de TV no Clube dos 13. O primeiro (e mais incisivo) foi o Corinthians, que chegou a falar em desfiliação da entidade. A equipe alvinegra foi seguida por pelo menos 12 componentes do grupo.

Essa debandada retirou também a Globo do processo. E fez com que a Record, horas antes da licitação para TV aberta, também desistisse de fazer proposta. No dia 11 de março, a RedeTV! foi a única emissora a apresentar oferta. Venceu a concorrência do C13 para rede aberta com R$ 516 milhões anuais.

A RedeTV!, porém, estipulou na proposta que o valor só seria válido se todos os times assinassem contrato. Depois disso, Grêmio, Goiás, Coritiba, Vitória, Cruzeiro e Corinthians já oficializaram acordos com a Globo. O Fluminense também já tem tudo certo com a emissora, e Botafogo, Santos e Vasco estariam bem perto de fechar.

No comunicado em que anunciou o adiamento por tempo indeterminado das licitações de TV fechada e internet, o Clube dos 13 questionou a lisura da Globo nesses acertos individuais. Além disso, o grupo disse que torce por uma ação do Cade para tentar garantir a existência de uma concorrência justa.

Leia a íntegra do comunicado do Clube dos 13:

“Diante dos fatos ocorridos nos últimos dias e em respeito ao CADE, ao Ministério Público, aos senadores que decidiram investigar o processo de concorrência dos direitos de transmissão do futebol, às empresas de comunicação e aos torcedores brasileiros, o Clube dos 13 anuncia o adiamento da abertura dos envelopes das plataformas de TV fechada, pay-per-view, internet e telefonia celular para o Campeonato Brasileiro nas temporadas de 2012 a 2014.

O Clube dos 13 tomou a decisão para evitar que a licitação fosse realizada sob circunstância economicamente desfavorável aos interesses dos nossos associados e dos torcedores brasileiros. A entidade reitera publicamente sua preocupação de cumprir fielmente o Termo de Compromisso de Cessação celebrado com o CADE em outubro passado.

O próximo passo do Clube dos 13 será cumprir seu dever de oficialmente informar ao CADE e às autoridades públicas competentes todos os passos tomados para promover a livre concorrência entre as empresas que desejem participar desse importante processo para valorizar o futebol no Brasil, inviabilizado neste momento por conta da censurável conduta da Rede Globo de boicotar a licitação e procurar os clubes individualmente.

A entidade renova sua esperança de que as autoridades restabelecerão a ordem e exigirão dos responsáveis pela lamentável exposição negativa de nossa maior paixão as respostas que a sociedade brasileira ansiosamente espera.”

Fonte: Máquina do Esporte / Equipe Universidade do Futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima