Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, março 30, 2011

O método de trabalho aplicado no processo de ensino do futebol

Cultura lúdica inserida na prática esportiva desenvolvida em praças esportivas propicia o desenvolvimento do repertório motor de crianças e adolescentes
Anderson Mateus Viriato

Resumo

O futebol minimiza diferenças sociais e não depende de fatores como cor, classe, idade ou grau de instrução. É portanto, um fenômeno sem limites. O ensino do futebol pode ter um cunho social importante por proporcionar uma série de benefícios tanto individuais, como o desenvolvimento das habilidades físicas, quanto social, pela oportunidade de desenvolver o aluno contemplando sua potencialidade integral preparando para a vida em sociedade. 

No ensino desse esporte, as propostas metodológicas presentes na estrutura do futebol exercem suas ações com base nos métodos de ensino analítico e global , sendo que em algumas ocasiões, neste processo ocorre a aplicação do método misto que caracteriza a junção dos métodos analítico e global. 

Este trabalho teve por objetivo analisar o processo de ensino do futebol que acontece no projeto “A Base para Formação Esportiva”, do Araxá Esporte Clube, na cidade de Araxá – MG, determinando assim qual o método utilizado para a formação esportiva. Esta é uma pesquisa de campo e qualitativa e utilizou-se como instrumento de coleta de dados a análise observatória e questionário. 

Concluiu-se que o método de ensino é focado na especialização precoce e no esporte de alto nível e que o processo de formação esportiva poderia trabalhar com mais ênfase o caráter educativo que é proporcionado pela aprendizagem do futebol.

Introdução

O futebol é, indiscutivelmente, assunto que permeia conversas de apaixonados por esse esporte, em todas as classes sociais minimizando qualquer diferença existente e tornando à importância uníssona, brasileiros de condições diversas.

Toledo (1996) corrobora para essa afirmativa quando diz que o interesse por futebol é indiferente a cor, classe, idade e grau de instrução. No desenvolvimento de políticas públicas direcionadas ao segmento esportivo destacam-se as medidas executadas na esfera federal abrangendo a prática esportiva visando a perspectiva social , auxílio financeiro aos atletas inseridos na estrutura dos esporte olímpicos e para-olímpicos , programa de seleção de talentos esportivos propiciando a criação de um banco de dados , estrutura de atuação das ciências do esporte , aporte financeiro aos clubes esportivos por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte, organização de eventos esportivos abrangendo diversos segmentos e medidas visando expandir a cultura de lazer perante a sociedade por intermédio de projetos desenvolvidos pelo Ministério do Esporte.

Valentin e Coelho (2007, p. 01) afirmam que “na sociedade capitalista contemporânea (...) o futebol é amplamente vivenciado pelo brasileiro em seu cotidiano e ressignificado a partir de sua institucionalização e de sua apropriação pelos diversos grupos sociais”. Estes autores ainda referem que o futebol desempenha um papel central na nossa cultura, seja ditado pela competição racionalizada, imbuído de sentimento lúdico, utilizado pelo Estado ou intermediando a coesão social.

As estratégias pedagógicas inseridas no meio do futebol no segmento das categorias de base reproduzem em suas estruturas diversas atividades desenvolvidas no processo de treinamento do esporte de alto nível, com o intuito de propiciar a otimização do desempenho esportivo. As propostas metodológicas presente na estrutura do futebol exercem suas ações com base nos métodos de ensino analítico e global, sendo que em algumas ocasiões deste processo ocorre a aplicação do método misto que caracteriza a junção dos métodos analítico e global. 

A metodologia de treinamento aplicada neste processo está condicionada a cultura local abrangendo questões sociais e econômicas. A cultura lúdica inserida na prática esportiva desenvolvida em praças esportivas propicia o desenvolvimento do repertório motor das crianças e adolescentes contribuindo para um processo de aquisição de habilidades motoras.

Fala muito apropriadamente Lucena (2001, apud SOUZA, 2007, p. 03) quando afirma que: “o futebol, considerado um esporte coletivo, teve um processo de desenvolvimento autônomo, nunca sistematizado de forma acadêmica ou escolar”. Daí a importância cultural desse fenômeno. 

O processo de formação esportiva poderia abordar com maior ênfase o caráter educativo inserido na atividade. Sobre essa questão, Greco (1997, pág. 18) afirma: “Treinamento com crianças e adolescentes é treinamento de formação e orientação, preparação para a vida diária e eventualmente , para o esporte de alto nível ”.

A filosofia de trabalho presente na estrutura de projetos sócio-esportivos e academias de futebol direcionam suas ações visando promover a formação humana das crianças e adolescentes propiciando o desenvolvimento de valores morais com intuito de prevenir a ocorrência de atitudes intempestivas.

Rezer e Shigunov (2004) ponderam que os meios de comunicação influenciam a prática pedagógica do futebol, o que denota uma abordagem de concepção hegemônica e massificada.

Valentin e Coelho (2005, p.02) aborda a temática da escolinha de futebol, fomentando que esta ganha relevância social e espessura cultural a partir do seu impacto no cotidiano das populações urbanas e sua importância na construção dos sentidos associados à prática do futebol”.

Os profissionais inseridos na estrutura do treinamento desportivo exercem uma linha de trabalho visando o aproveitamento de atletas no segmento do esporte de alto nível , no qual fatores sociais e econômicos reforçam esta ideia, propiciando aos treinadores e familiares respectivamente , ascensão profissional e social por intermédio dos ganhos financeiros possibilitados pelo futebol na esfera de alto rendimento.

Piaget in Bodernave e Pereira (1991) afirma que: a aprendizagem se processa através de dois movimentos simultâneos e interligados, mas de sentido contrário : a assimilação e a acomodação .” (p.28). A assimilação corresponde à exploração do ambiente pelo organismo, fazendo com que tome parte dele , transformando-o e incorporando-o a si . Na acomodação existe uma transformação do organismo , para adequar-se à natureza dos objetos que serão aprendidos.

A aprendizagem motora ocorre por fases, porém na literatura pesquisada não ocorreu uma divisão coincidente. Vários autores definem estas fases de maneira diferente, no qual serão citados seis autores com suas respectivas definições das etapas de aprendizagem.

Ramos e Neves (2008) afirmam que a iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica a prática esportiva. Greco e Benda (2001) revelam que a maior parte dos autores por eles
consultados divide em três as etapas do processo de treinamento: principiante, avançado e alto nível. 

Rezer e Shigunov (2004) elucidam que é preciso ter a clareza de que através do esporte há a possibilidade de optar por uma prática que sirva ao propósito implícito e explícito de um projeto neoliberal, abolindo o individualismo e valorizando coletividade e a formação de valores como responsabilidade e autonomia. Segundo Oliveira e Paes (2004), em detrimento da competitividade, regras e regulamentos, os autores da pedagogia do esporte consideram importante os jogos desportivos coletivos para a educação de crianças e adolescentes de todos os segmentos da sociedade brasileira, pois sua prática pode suscitar aspectos de cooperatividade, convivência, participação, inclusão, entre outros.

Almeida (1993) pondera que existe uma grande preocupação que é super valorização que o esporte competitivo vem adquirindo na sociedade moderna, devido a noção de sucesso que representa, não só a nível desportivo, como também, financeiro e social e político, tendo como uma das conseqüência mais marcante a iniciação precoce ao treinamento desportivo infantil. 

Oliveira e Paes (2004) citam que a etapa de iniciação nos jogos desportivos coletivos começa no momento em que as crianças iniciam-se nos esportes até a decisão por praticarem uma modalidade, por isso há uma necessidade de respeitar a fase de desenvolvimento da criança no ensino dos conteúdos.

A especialização precoce é entendida como um processo que acontece quando crianças são introduzidas antes da fase pubertária a um treinamento planejado e organizado em longo prazo, e que se efetiva em um mínimo de três sessões semanais, com o objetivo do gradual aumento do rendimento, além, de participação periódica em competições esportivas (KUNZ, 1994 apud RAMOS; NEVES, 2008, p. 01). 

Bracht (1992 apud REZER e SHIGUNOV, 2004) pondera que o esporte deve cumprir o papel no âmbito da educação de levar o indivíduo a internalizar valores e normas de comportamento que serão necessários na adaptação à atual estrutura social.

O ensino do esporte tem sido foco de discussão e apreciação por sua capacidade de permear processos de saúde física, mental, social, entre outras. A prática esportiva colabora para o desenvolvimento físico, mas também concebe aspectos subjetivos de valores morais, de convivência, de participação, etc. 

A forma como o processo de ensino do esporte é trabalhada, nessa pesquisa enfatizado o futebol, denota a importância do método pedagógico aplicado e seus objetivos.

Desta maneira, este estudo pretende analisar o método de trabalho aplicado na iniciação esportiva do futebol, no projeto sócio esportivo “A base para formação esportiva”, realizado no interior de Minas Gerais, desenvolvido pelo Araxá Esporte Clube. Este projeto atende um público de aproximadamente 90 adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos.

Os objetivos desse estudo se conformam em averiguar se o trabalho executado tem propósito de iniciação esportiva ou é pendente para o processo de especialização precoce, conhecer o método pedagógico e a percepção do professor sobre esse método de ensino e sobre o projeto em si.

Este trabalho justifica-se pela importância de analisar o ensino do futebol, avaliando suas vertentes de iniciação esportiva e especialização precoce, conformando suas vantagens e desvantagens para a criança que é receptora desse processo.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

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