Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, março 31, 2011

COM PÉ E CABEÇA ® - ANO V - Nº180

Benê Lima Clube 01

PARA REFLETIR

”O aspecto tático tem incorporado cada vez mais componentes e crescido em importância no futebol, a ponto de podermos expressar que atualmente o futebol é mais dependente dos aspectos tático e físico que do componente técnico.”
 (Benê Lima)

”Ao contrário de Cazuza, meus heróis não vivem nem morrem de overdose. Primeiro, por que não tenho heróis; depois, por que não aceitaria jamais cultuar heróis-bandidos.” (Benê Lima)

“Falar em sorte ou azar só é aceitável, quando a inaceitável falta de argumentos racionais assume o lugar da lógica, do trabalho e da competência." (Benê Lima)


Opinião
A DEGENERESCÊNCIA DOS VALORES


No futebol como nos demais ambientes em que a vida se desenvolve, assistimos a uma série de ações que têm resultado na degeneração dos valores éticos e morais, a ponto de isso criar certa confusão nas mentes menos privilegiadas. Mesmo os jornalistas, que em regra possuem uma melhor formação educacional que a maior parte dos radialistas, são passíveis à absorção dos contravalores que pululam no meio futebolístico. Lamenta-se, pois, que uma categoria de quem se espera seja uma das salvaguardas do regime democrático e da transparência em nossa sociedade, se deixe levar pelas facilidades de comportamentos cujo padrão são o estereótipo de algumas das mais baixas sociedades medievais.

Quando se estabelece entre nós esse clima de abastardamento ou decaimento dos verdadeiros valores, o que ocorre é que gradativamente passamos a perder a referência de valoração, situação propícia para a aparição dos conflitos. Daí passamos a sobrepor os interesses individuais de toda ordem sobre o coletivo, além de submetermos a verdade a um ‘implante’ utilitarista e pragmático extremados, massacrando-a e mascarando-a, a fim de torná-la atraente e sedutora.

O episódio recente no qual esteve envolvido o vice-presidente do Fortaleza Esporte Clube, Osmar Baquit, atesta enfaticamente a validade do que dissemos nos dois primeiros parágrafos, ao demonstrar o que se espera de um dirigente de clube de futebol, ao qual por muitos é negada a busca pelo critério da verdade, a pretexto de que a verdade conturba o ambiente do clube, como se isso fosse a mais pura e incontestável expressão da verdade. E mesmo que fosse preciso escolhermos entre as verdades aquela que menores conseqüências negativas produzisse, ainda assim não há nisto nenhum critério confiável de que tivéssemos feito a melhor escolha.

Percebe-se nosso futebol sendo corroído por equívocos desta natureza, tudo porque se adotou por aqui conceitos que há muito já viraram desconceitos. Portanto, precisamos primeiro nos renovar para só em seguida pensarmos em renovar as práticas de um futebol que se vê aprisionado numa espécie de látego profundo. (...)


Breves e Semibreves

O DIA EM QUE EU ENTENDER
 que não posso esperar nada de ninguém no futebol cearense, mudo de estado. Só continuo até quando acreditar que é possível a ocorrência de uma revolução no interior de cada um de nós. Isso me tem inspirado e muito a trabalhar por esse futebol.

SAIBAM QUE é difícil - para não dizer impossível - administrar um futebol em que os representantes de clubes pautam-se por posições anárquicas, unilaterais e descompromissadas. Reconhecemos o interesse individual de cada clube, mas é necessário que cada clube se reconheça como membro de uma coletividade.

AO SABER QUE o homem forte da Santana Textiles, Raimundo Delfino Filho estaria no Castelão para torcer pelo seu Fortaleza contra o Flamengo, e diante da derrota fragorosa da equipe do Pici, pensei: no Fortaleza, as decepções do presente possuem o condão de afastar os bons dirigentes do futuro, mesmo que eles venham do passado.

AOS DOMINGOS estamos na Clube AM1200 com o Contexto Esportivo, que tem a apresentação de Gualber Calado, com participações de Saulo Tavares e André Zizou. Diariamente estamos na rádio comunitária Cauípe FM104.9, em Caucaia, ao lado de Luís Antonio e Valdiano Oliveira.


Benê Lima
benecomentarista@gmail.com
benelima@apcdec.com.br
http://blogdobenelima.blogspot.com
Fones: (85) 8898-5106 / 9919-6589

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima