Governo federal busca aprovar a Lei Geral da Copa, com o intuito de democratizar um pouco mais os direitos de imagem do mundial
O governo federal está discutindo uma medida provisória para aumentar a difusão das partidas da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O nome do projeto do Ministério do Esporte, pelo menos inicialmente, é Lei Geral da Copa.
Pela medida, emissoras de TV que não adquiriram os direitos de imagem poderiam veicular cerca de 30 segundos de imagens da partida, o que corresponderia a menos de 5% do cotejo. Este tipo de imagem é chamada de “flagrante da imagem”, cenas utilizadas estritamente para fins jornalísticos. A Fifa, porém, não se posicionou a favor da empreitada até o momento.
Além disso, o comitê responsável pela organização da Copa também é contra a MP, alegando que o cliente que comprar os direitos é proprietário legítimo das transmissões e, por conseguinte, das imagens.
Além de ser um importante movimento para emissoras que não possuem condição de comprar direitos tão caros como o do principal torneio de futebol do mundo, a Lei Geral da Copa também quer que a própria Fifa seja responsável pela captura e distribuição das imagens, e não a emissora que detém os direitos (frequentemente, a Rede Globo).
Se aprovada, a LGC implica que até duas horas depois das partidas pelo menos seis minutos de imagens sejam distribuídos às emissoras para conteúdo de seus telejornais e/ou programas esportivos.
Equipe Universidade do Futebol
.
Sinopse
"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."
CALOUROS DO AR FC
quarta-feira, março 09, 2011
Medida provisória quer ajudar emissoras que não comprarão direitos para a Copa do Mundo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima