Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, março 30, 2011

Felix Magath: a Alemanha ainda na contramão dos treinos integrados

Lateral-esquerdo brasileiro Danilo Avelar, que trabalhou com treinador, revela: "me fazia subir cerca de 50, 60 degraus das arquibancadas”
Guilherme Yoshida*

Apesar de a seleção da Alemanha ter praticado, talvez, o futebol mais vistoso na última Copa do Mundo, alguns técnicos daquele país ainda estão longe do que é considerado o mais moderno em treinamentos de equipes.

Como ocorre aqui no Brasil, alguns treinadores alemães se utilizam de métodos antigos e muito tradicionais na hora de elaborar um treino, o que vai à contramão dos treinos integrados, praticados hoje em dia em boa parte da Espanha e por alguns profissionais espalhados pelo Velho Continente, entre eles, José Mourinho.

Felix Magath, de 58 anos, não é um destes exemplos. Demitido na última semana do Schalke 04, o treinador alemão é conhecido por ser bastante “rígido” na sua maneira de comandar uma sessão de treino.

Quem confirma esta versão é o lateral-esquerdo brasileiro Danilo Avelar, ex-Paraná Clube e Rio Claro, recém-contratado pelo time de Gelserkishen e que “penou” nas mãos do agora ex-treinador.

“Logo quando me apresentei, ele me mandava correr cerca de uma hora e meia em volta do campo para adquirir ritmo”, lembra, em entrevista à Universidade do Futebol. “Além disso, me fazia subir cerca de 50, 60 degraus das arquibancadas”, completa.




Danilo Avelar em treinamento do Schalke O4: relação inusitada com Magath, durante período de reabilitação física

 

Coincidência ou não, Danilo Avelar ganhou uma lesão no músculo adutor da coxa, o que adiou a sua estreia pela equipe alemã, no jogo de volta contra o Valencia, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Mesmo assim, Felix Magath insistia com sua metodologia peculiar e fez o brasileiro continuar percorrendo muitos quilômetros enquanto se recuperava da contusão.

“Todo dia saía do departamento médico e ia treinar, correr entre 40 e 50 minutos”, conta Danilo.

Felix Magath não é o único a ainda pensar da “maneira antiga”. Ele é apenas mais um. E, mesmo assim, ele ficou marcado por alguns dos seus trabalhos. Magath é considerado o treinador mais importante da história do Wolfsburg, já que conquistou o único título alemão da história do clube, em 2009.

Por isso, um dia depois de ter sido demitido do Schalke 04, o técnico acertou seu retorno ao clube alviverde. Sabendo da sua fama de “sargentão”, o atacante brasileiro Grafite, ex-São Paulo, postou em seu Twitter: “temos um novo técnico. Com esse vamos ralar, mas tenho certeza que vamos sair dessa situação. Bem-vindo Magath!”.

Contudo, vimos que a Europa tem os seus males tanto quanto o Brasil. E, como a seleção brasileira, uma geração formada por Schweinsteiger, Ozil e Thomas Muller é capaz de superar tudo isso e conquistar uma competição.

Assim é o futebol. 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima